Connect with us

Conheça a dona Maria: ‘a moça dos doces’ de Corrêas que luta para realizar o sonho da filha

Cidade

#PequenosEmpreededores

Conheça a dona Maria: ‘a moça dos doces’ de Corrêas que luta para realizar o sonho da filha

Juntas, mãe e filha criaram a marca “Doce Sonho da Mary”. Todos os fins de semana Dona Maria sai para vender os doces da filha no Quintal do Prado, em Corrêas

Quem passa pelas redondezas da localidade de Corrêas, em Petrópolis, no início das noites já presenciou Dona Maria Bezerra da Conceição, de 71 anos, por lá. Há um ano, ela vende doces – Doce Sonho da Mary -, para complementar a renda da pensão que recebe e realizar o sonho da filha, que é virar uma confeiteira reconhecida na cidade.

Foto: Sou Petrópolis

Empreendimento entre mãe e filha

Sem emprego e com dois filhos para criar, foi Mary Hellen Bezerra, de 35 anos, que deu a ideia de produzir doces e contar com a ajuda da mãe para vender. Dona Maria recebe uma pensão do falecido marido, que não chega ser o suficiente para pagar o aluguel do apartamento em que mora, no BNH de Corrêas, e manter as despesas.

“Sempre gostei da confeitaria. Desde dos meus 15 anos, faço bolos para os meus parentes. Tive meu segundo filho na pandemia e sem poder trabalhar para cuidar dele e do outro de 10 anos, propus à minha mãe que fizéssemos doces para vender, conseguir uma renda e dividir o lucro entre a gente”, conta Mary.

Em busca de melhores condições de vida

Mary Hellen mora em Petrópolis desde de 2020, após seu marido ser transferido de Cabo Frio devido ao trabalho. Natural de Alagoas, Dona Maria veio para cuidar da filha após o nascimento do neto. Foi em 2021, que ela resolveu morar na cidade em busca de uma condição de vida melhor.

Foto: Soul Petrópolis

“Criei meus 4 filhos trabalhando com faxina e também fazendo doces. Morei em Campos e Cabo Frio também. Me apaixonei por Petrópolis e resolvi ficar”, conta. 

Dona Maria só não esperava que, com as chuvas do ano passado, seu apartamento, no térreo, fosse inundado, fazendo com ela perdesse todos os seus pertences. Da venda dos doces e com doações, ela está recuperando sua moradia.

Início do Doce Sonho da Mary

Mary, junto com Dona Maria, tem sonhos a serem alcançados, que inspirou o nome do empreendimento. É da fabricação dos doces que ela almeja a serem realizados. Foi por meio de pesquisas na internet que ela começou a produzir os produtos.

Foto: divulgação

“Não sabia por onde começar, o que eu iria fazer. Comprei os materiais, as embalagens e fui pesquisando na internet, já que não tive a possibilidade de fazer um curso. Foquei nos doces e pensei: vou fazer bolo de pote, brownie, copo da delícia. O que fosse tendo saída eu iria fazer em maior quantidade. Está dando certo”. 

Produção dos doces

Por semana, são produzidas, em média, 100 quantidades de doces artesanais. Na maioria contendo frutas, Mary  tem toda a atenção aos prazos. O carro chefe do empreendimento são os banoffis, brownies, tortas de limão e as delícias de morango.

“Tudo é artesanal. Toda semana faço um cardápio variado, toda semana o cliente terá doces diferentes. Como são feitos de frutas, eu compro e preparo no mesmo dia. São sempre frescos”.

Início das vendas

Foi andando pelas localidades de Corrêas, com os doces em uma bolsa, que Dona Maria iniciou as vendas. Mas alguns problemas de saúde foram impossibilitando a comercialização diária.  

Foto: Sou Petrópolis

“Ficava andando oferecendo doces as pessoas. Tenho problemas no joelho e de pressão alta, aí foi ficando um pouco difícil estar na rua todos os dias”, conta.

Buscando a melhor solução para continuar, dona Maria contou com a ajuda dos comerciantes do Quintal do Prado, em Corrêas.

“Já não aguentava o sol quente, meu joelho doendo. Pensei em ficar em lugar estabelecido por aqui, já que estava conquistando a clientela. Cheguei, conversei com os comerciantes daqui e eles deixaram eu ficar vendendo os doces. Já tem um ano que estou aqui, sempre às noites”. 

Sonhos

Mary conta que seu sonho é poder se aperfeiçoar em confeitaria para produzir bolos de festas, o que lhe possibilitaria ter uma renda e dar um conforto para sua mãe. 

“Para ser reconhecida nesse ramo ainda é difícil. As pessoas precisam ter confiança no seu trabalho. Para você encomendar um bolo é preciso ter indicação, conhecer o serviço. Os  doces foram uma forma de começar a ter esse reconhecimento, chamar atenção para o meu foco que é vender bolos de aniversário. Sei o quanto é cansativo para minha mãe, estar na rua, carregando a bandeja de cima para baixo. Têm dias que vende bem, outros não”.

Foto: divulgação

Mas Dona Maria mantém o alto astral e a vontade de ajudar a sua filha. 

“Quando não estou sentindo dor, me sinto formidável. Gosto de estar na rua, conversando e conhecendo gente. Faço várias amizades. Meu negócio é estar no meio da galera. Quero ajudar a minha filha. Sempre fomos muito parceiras. Somos muito amigas, ela me ajuda muito e eu a ajudo”, detalha. 

Foto: Sou Petrópolis

Onde encontrar o Doce Sonho da Mary

Os  Doce Sonho da Mary são vendidos no Quintal do Prado, na Estrada União e Indústria, 3.111 – Corrêas, onde dona Maria fica de quinta-feira a domingo, das 19h às 22h. Encomendas podem ser feitas pelo Instagram @docesonhodamary2022 e pelo número (22)998921600 – WhatsApp.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir