Connect with us

Projeto social de Petrópolis forma primeira turma do curso de garçons e garçonetes

Cidade

Projeto social de Petrópolis forma primeira turma do curso de garçons e garçonetes

O projeto “Dar Asas”, criado pelo SOS SERRA, promove capacitação para pessoas que buscam ingressar no mercado de trabalho da cidade

O Projeto social “Dar Asas” formou sua primeira turma do curso de garçons e garçonetes. O programa de treinamento dos profissionais faz parte do SOS SERRA, com objetivo de proporcionar equipamentos de trabalho aos moradores da cidade.

Fotos: divulgação

Capacitação

Cerca de 18 alunos foram capacitados para trabalhar no segmento de serviços. Durante o curso, eles aprenderam como montar uma mesa, estender a toalha, enfileirar talheres, alinhar copos, montar um o buffet, e a parte de como manter a postura durante um evento. Eles ainda  aprenderam as noções básicas de nanoempreendedorismo e de orçamento doméstico.

Fotos: divulgação

“A capacitação profissional é um dos caminhos mais eficientes para melhorar a vida dos moradores de uma cidade. Além do turismo e da gastronomia, Petrópolis é um importante polo de atração dos mais variados eventos, existindo na cidade uma grande demanda por mão de obra especializada no setor de entretenimento, incluindo garçons, entre outros profissionais”, diz Camila Gianoni, uma das fundadoras da SOS SERRA

Formatura

Todo o ensinamento obtido durante as aulas foi colocado em prática pelos alunos durante o almoço de formatura, no Hotel Solar do Império, para 30 convidados. Cada um dos formandos recebeu todos os cuidados para atender os convidados em alto estilo.

Fotos: divulgação

“O curso me proporcionou conhecimento, visão ampla, crescimento, objetivo e foco. A formatura foi emocionante. Tudo foi disponibilizado por eles, desde manicure até os uniformes. Tudo com muito amor e carinho. Fiquei com o coração cheio de felicidade”, conta a formanda  Mariana Rodrigues da Silva. 

Sobre o projeto

O programa de formação de garçons e garçonetes surgiu a partir do projeto Dar Asas/Ensinando a Voar, criado pela SOS SERRA, em julho de 2022, alguns meses após a tragédia.  Os objetivos do projeto são chamar a atenção de moradores de Petrópolis para as oportunidades que a cidade oferece, como o setor de gastronomia, e prepará-los para prestar um bom serviço final.

Fotos: divulgação

São ensinadas técnicas de serviço de alimentos e bebidas, a lidar com os diferentes tipos de taças, copos, pratos e utensílios em geral, higiene e código de conduta, conceitos básicos de gastronomia, preparação para o processo de entrevista e construção de currículo profissional.

“Reconstruir uma cidade é também cuidar da população, para que ela tenha melhor educação e capacitação para trilhar um futuro melhor, mais consciente, mais cidadão e mais sustentável. É investir no individual pensando no coletivo. É investir em assistência social, educação, cultura e muito mais. É pensar no desenvolvimento humano da população,” diz Gisela Simas, fundadora da SOS SERRA.

Para saber mais sobre o projeto e se tornar um parceiro acesse o site ou a rede @sos_serra. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 99303-8885.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir