Connect with us

Petrópolis está preparada para as chuvas de verão? Veja o que dizem os moradores

Cidade

Petrópolis está preparada para as chuvas de verão? Veja o que dizem os moradores

Estação começa no 22 de dezembro e quem vivenciou as últimas chuvas se diz inseguro quanto às ações do poder público

Após as tragédias que atingiram Petrópolis, no ano passado, e a poucos dias do início do verão – 22 de dezembro -, a população petropolitana volta a se questionar: a cidade está preparada para enfrentar as chuvas do período?

Foto arquivo: Marianny Mesquita

Moradores do Alto da Serra, bairro mais afetado, falam da omissão por parte dos órgãos competentes e da insegurança de residirem em áreas de risco.

Petrópolis insegura

Priscila Alves mora há 30 anos na Rua dos Ferroviários. Ela coloca a geografia da cidade como um fator a ser considerado para o agravamento das enchentes provocadas pelas chuvas e a falta das políticas públicas.  

Foto: Reprodução Instagram @lucones_santana

“A falta de estrutura urbana e políticas públicas, voltadas para a habitação, leva os mais pobres a ocuparem áreas de risco, como encostas e beiras de córregos, fazendo com que essa população fique extremamente vulnerável. A falta de drenagem também é um problema, pois cada vez mais a quantidade de chuva está maior e não há um planejamento para a escoação das águas”, explica.

Para Priscila, as chuvas ocorridas no ano de 2022 foram atípicas, mas o medo e a insegurança de viver aquela tragédia novamente são constantes.

“Em relação a uma nova tragédia, me sinto segura levando em conta que o que houve no ano passado foi uma catástrofe de proporção absurda. O que acho difícil de acontecer novamente. Porém, no momento me sinto insegura devido às obras que estão sendo realizadas pelo governo municipal, pois acaba mexendo com a estrutura do local afetado”, pontua. 

Veja também: Obras do Túnel Extravasor, em Petrópolis, entram na segunda fase; saiba o que será feito

Insegurança com as obras

O Governo Municipal vem divulgando a realização de obras para mitigar as ocorrências em caso de chuvas. Mas os moradores relatam que as intervenções não estão sendo esclarecidas para elas.

“As obras que estão sendo realizadas pela prefeitura não foram apresentadas aos moradores das áreas atingidas. Por mais que muitos não tenham conhecimento técnico, acho importante mostrar por meio de linguagem simples e objetiva o projeto. Olhando bem rápido as obras que foram feitas, aparentemente já concluídas, não passam segurança e conforto aos moradores”, relata Bruno Araújo que deixou a Servidão Frei Leão, após as chuvas.

“Na Rua dos Ferroviários será construído um grande muro, que na minha opinião – não técnica – não impedirá qualquer tipo de barreira. Pelo contrário, agravará ainda mais o problema, haja vista a grande quantidade de destroços que em caso de nova barreira se juntará ao “muro”. Pelo que tenho reparado, as encostas não estão recebendo qualquer tipo de atenção. Ou seja, não estão indo na fonte do problema. Enfim, Petrópolis não está preparada para chuvas fortes”, conclui Bruno Alves.

Obras concluídas

Divulgado pela Prefeitura, no dia 16 de outubro, das 174 obras de grande e médio porte na cidade, 97 foram concluídas, 50 estão em andamento e 27 em fase de licitação, após quase dois anos da tragédia.

A maioria das obras é de contenção: 106 (36 contenções de rua, 36 contenções de encosta e 34 contenções em margem de rio).

Foto: divulgação PMP

Desassoreamento dos rios

Informações publicadas no Diário Oficial do Executivo, no dai 24 de novembro, a Prefeitura está prometendo fazer o trabalho de desassoreamento dos rios a partir do dia 5 de dezembro.

Foto: arquivo reprodução redes sociais – Rua Coronel Veiga

Plano de Contingência para o verão 2024

O Plano de Contingência de Petrópolis para o verão, segundo a prefeitura, engloba ações do período de chuvas intensas típicas da estação do ano e conta com a participação de mais de 50 entidades, entre órgãos e instituições, que atuam de forma integrada para tornar as operações mais rápidas e coordenadas.

Foto: divulgação PMP

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir