Connect with us

Corpo de Bombeiros já registrou 75 incêndios em vegetação de Petrópolis nos últimos três meses

Cidade

Corpo de Bombeiros já registrou 75 incêndios em vegetação de Petrópolis nos últimos três meses

Somente no mês de novembro já foram 19 ocorrências desse tipo

O Corpo de Bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), entre agosto e outubro deste ano, atendeu 75 ocorrências de incêndio em vegetação em Petrópolis. No mesmo período de 2022 foram contabilizadas 98 ocorrências. 

Mesmo com a queda no número durante o período, é preciso estar atento. O tempo seco e sem chuvas favorece a propagação do fogo e coloca o meio ambiente e a vida selvagem em risco.

Foto: reprodução redes sociais

Últimos registros

Petrópolis registrou três focos de incêndio entre os dias 13 e 14 de novembro. O primeiro incêndio em vegetação foi no Alcobacinha, outro na região próxima ao Castelo de Itaipava, na BR-040, e o último, na Estrada do Ribeirão, em Itaipava.

Alerta

Em Petrópolis, cidade rodeada de verde, existe a preocupação para que as ocorrências não se alastram.

A Defesa Civil reforça que realiza, durante o período de estiagem, campanha de conscientização da população quanto ao não descarte de resto de cigarro da beira de estradas, a não colocação de fogo em lixo, e a não soltura de balões, que inclusive, é crime tipificado pelo Código Penal. 

O órgão informou que emite diariamente, durante o período de estiagem, o boletim de risco de incêndio em vegetação, assim a população tem acesso à probabilidade de ocorrências de incêndios florestais por região.

Queimadas

O CBMERJ alerta ainda que a queima de lixo também é extremamente perigosa e ilegal. Além de poluir o meio ambiente, pode facilmente se transformar em um incêndio florestal devastador.

Como denunciar?

Em Petrópolis os canais de denúncias seguem ativos e sob alerta. As denúncias podem ser realizadas pelo Linha Verde, nos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) e 2253-1177 (capital). Há também o aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, disponível para Android ou IOS, onde é possível anexar fotos e vídeos.

Além disso, as queixas podem ser prestadas na página do facebook ou pelo site do Disque Denúncia. Em todas as opções o anonimato é garantido.

No Estado do Rio de Janeiro, as denúncias podem ser feitas tanto pelo Disque Denúncia (181), em uma delegacia próxima, na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e com os próprios bombeiros, no número 193.

Orientações

É muito importante saber o que fazer caso o seu apartamento ou a sua casa sejam atingidos pelas chamas. Por isso, o Corpo de Bombeiros elaborou uma série de orientações. A primeira coisa é acionar o socorro pelo telefone 193.

A instituição recomenda manter a calma e deixar a residência o quanto antes. “Enquanto se move pela casa, vá fechando as portas atrás de você. Isso pode ajudar a retardar a propagação do fogo. Se houver outras pessoas no imóvel, não esqueça de avisá-las. E se houver fumaça densa no ar, rasteje próximo ao chão, onde o ar é mais limpo e a visibilidade melhor. A fumaça tóxica tende a se acumular inicialmente no topo dos cômodos”, aponta.

Outras dicas são colocar as costas das mãos junto à parede e usá-la como guia para encontrar uma saída. E antes de abrir qualquer porta, lembre-se de tocá-la também com as costas da mão. Se estiver quente, é provável que haja fogo do outro lado. Nesse caso, procure outra rota de fuga.

Se estiver em um prédio, desce de escada. Não utilize em hipótese nenhuma os elevadores. E lembre-se, jamais retorne à residência em chamas para tentar salvar objetos pessoais.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir