Connect with us

Forte chuva causa transtornos e deixa bairros de Petrópolis sem luz há mais de 36 horas

Cidade

Forte chuva causa transtornos e deixa bairros de Petrópolis sem luz há mais de 36 horas

Moradores contabilizam prejuízos causados pela falta de luz. Prefeitura monta Gabinete de Crise cobrando agilidade da concessionária Enel

A forte chuva que atingiu Petrópolis na noite de sábado (18), afeta diversas localidades com instabilidade no serviço de energia elétrica e de água. Em alguns bairros, os moradores relatam que já são mais de 36 horas sem luz. Segunda a Prefeitura, cerca de 12 mil imóveis estão sem o serviço.

Foto: reprodução Setranspetro

Localidades sem energia elétrica

Com a falta de luz os moradores já começam a contabilizar os prejuízos. É o caso da moradora do Bingen, Valéria Blezer. Sua mãe, de 94 anos, necessita de insulina para manter a saúde e com a falta de energia os medicamentos estão perdendo a validade.

“Desde sábado, estamos somente com uma fase da luz, impossibilitando o funcionamento da geladeira e do chuveiro. Pedi prioridade porque minha mãe tem Alzheimer e necessita das medicações. Não consigo dar um banho decente nela. Já estou ficando sem água em casa, porque não posso ligar a bomba e a Enel não providência o reparo, nem com a prioridade da minha mãe. Sabemos que tem várias ocorrências, mas pedimos uma atenção”, relata.

A situação se repete nos distritos da cidade. Helen Salgado mora na Estrada do Mandembo, no Condomínio Vale da Boa Esperança, no Vale do Cuiabá. Ela diz que a concessionária Enel não estipulou prazo para o retorno da energia.

“Estamos sem luz desde sábado. Ligamos para a Enel pedindo a manutenção, mas sequer tivemos uma previsão de quando a energia será restabelecida. Tivemos prejuízos com comidas que estragaram. Tivemos que assar umas carnes que tínhamos para não estragar, foi a única opção para não perder tudo. Mas os frios e todo o resto que depende de refrigeramento já estragou, infelizmente. A situação é desesperadora. Nunca ficamos tanto tempo sem luz assim. O pior é não ter nenhum tipo de resposta da Enel”.

O que diz a Enel

Após a publicação desta matéria, às 13h49, a A Enel Distribuição Rio informou que 98% dos clientes afetados pela tempestade registrada na noite de sábado  na área de concessão da empresa tiveram o serviço normalizado.

Segundo a  empresa, cerca de 900 equipes estão atuando nas ruas para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes e que “mesas de cooperação” com a prefeitura atuam em conjunto em tempo real. A colaboração permite a atuação mais rápida em casos prioritários e o apoio de agentes municipais para ajudar os técnicos a se deslocarem melhor no trânsito e garantir a segurança dos colaboradores da distribuidora.
A Enel esclarece que os atendimentos em curso hoje são mais localizados e muitas vezes complexos, porque demandam a reconstrução da rede, exigindo horas de serviço em cada local. Como as emergências estão espalhadas em diferentes pontos específicos, o restabelecimento do serviço ocorre de forma gradativa, apesar de todo o adicional de técnicos atuando nas ruas.
De acordo com a empresa foram mais de 100 postes e 50 transformadores substituídos. 50 mil equipamentos da rede trocados ao todo, incluindo mais de 11 mil conectores, necessários para reparação dos cabos danificados.

Fornecimento de água

Águas do Imperador informou que as diversas falhas no fornecimento de energia impactam diretamente no abastecimento de água e dificultam a recuperação do sistema em Petrópolis. O fornecimento de água está sendo retomado gradativamente nos locais onde a energia elétrica foi totalmente restabelecida. A previsão é que o abastecimento esteja normalizado em até 48 horas após o restabelecimento total da energia elétrica.

Em caso de desabastecimento, os clientes devem entrar em contato pelo número (21) 97211-8064 – WhatsApp, pelo 0800 742 0422 e aplicativo Cliente Águas.

Gabinete de Crise

A Prefeitura montou um Gabinete de Crise, no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, para agilizar as operações de restabelecimento da energia elétrica nos imóveis que tiveram o serviço interrompido no fim de semana. O governo está disponibilizando funcionários, equipamentos, máquinas, caminhões e motosserras da Comdep e da Iluminação Pública à concessionária Enel.

Foto: divulgação Prefeitura

Medidas judiciais e administrativas

Neste ano, a Prefeitura conseguiu uma liminar na Justiça definindo que, no caso de queda de energia elétrica por conta das chuvas, a concessionária Enel deve restabelecer o serviço em até 24 horas em áreas urbanas e em até 48 horas em áreas rurais. Como o prazo não está sendo cumprido (já se passa mais de 36 horas de falta de energia), a Procuradoria Geral do Município informará no processo o descumprimento da liminar por parte da Enel.

Moradores fecham BR-o40

Nesta segunda-feira(21), moradores realizam uma manifestação no km 79, da BR-040, reivindicando o restabelecimento da luz. Eles bloquearam a pista no sentido Juiz de Fora. O congestionamento chegou a 3km. Por volta das 12h, a via foi liberada..

Ocorrências registradas em Petrópolis

A Defesa Civil contabilizou, até às 18h desta segunda-feira (20),  75 ocorrências em função dos temporais. Todos os registros foram sem gravidade e não houve vítimas.

Entre as ocorrências, estão 20 registros de destelhamentos em 12 bairros diferentes, ocorrências de deslizamentos, quedas de árvores e avaliação de risco estrutural. Segundo a Defesa Civil, o maior acumulado de chuva foi registrado no Independência com 25,0 mm.

Operação dos ônibus

O Setranspetro informou que o serviço no transporte público também foi afetado devido às vias que foram interditadas com as chuvas. Equipes da CPTrans, Guarda Civil e Defesa Civil, Comdep e da concessionária de energia Enel estão trabalhando para o restabelecimento dos serviços essenciais, sinalização e desobstrução das vias.

Foto: reprodução Setranspetro

Veja o funcionamento do transporte público nesta segunda-feira (21)

– Linha 205 com atendimento suspenso no Trono de Fátima

– Linha 101 sem atendimento Estrada do Rocio

– Linha 112 com atendimento suspenso Barão de Águas Claras

– Linha 723 com atendimento suspenso na localidade dos Taboões

– Linha 319 com atendimento na Rua Rodolfo Alberto Pires suspenso

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir