Forte chuva causa transtornos e deixa bairros de Petrópolis sem luz há mais de 36 horas
Moradores contabilizam prejuízos causados pela falta de luz. Prefeitura monta Gabinete de Crise cobrando agilidade da concessionária Enel
A forte chuva que atingiu Petrópolis na noite de sábado (18), afeta diversas localidades com instabilidade no serviço de energia elétrica e de água. Em alguns bairros, os moradores relatam que já são mais de 36 horas sem luz. Segunda a Prefeitura, cerca de 12 mil imóveis estão sem o serviço.
Foto: reprodução Setranspetro
Localidades sem energia elétrica
Com a falta de luz os moradores já começam a contabilizar os prejuízos. É o caso da moradora do Bingen, Valéria Blezer. Sua mãe, de 94 anos, necessita de insulina para manter a saúde e com a falta de energia os medicamentos estão perdendo a validade.
“Desde sábado, estamos somente com uma fase da luz, impossibilitando o funcionamento da geladeira e do chuveiro. Pedi prioridade porque minha mãe tem Alzheimer e necessita das medicações. Não consigo dar um banho decente nela. Já estou ficando sem água em casa, porque não posso ligar a bomba e a Enel não providência o reparo, nem com a prioridade da minha mãe. Sabemos que tem várias ocorrências, mas pedimos uma atenção”, relata.
A situação se repete nos distritos da cidade. Helen Salgado mora na Estrada do Mandembo, no Condomínio Vale da Boa Esperança, no Vale do Cuiabá. Ela diz que a concessionária Enel não estipulou prazo para o retorno da energia.
“Estamos sem luz desde sábado. Ligamos para a Enel pedindo a manutenção, mas sequer tivemos uma previsão de quando a energia será restabelecida. Tivemos prejuízos com comidas que estragaram. Tivemos que assar umas carnes que tínhamos para não estragar, foi a única opção para não perder tudo. Mas os frios e todo o resto que depende de refrigeramento já estragou, infelizmente. A situação é desesperadora. Nunca ficamos tanto tempo sem luz assim. O pior é não ter nenhum tipo de resposta da Enel”.
O que diz a Enel
Após a publicação desta matéria, às 13h49, a A Enel Distribuição Rio informou que 98% dos clientes afetados pela tempestade registrada na noite de sábado na área de concessão da empresa tiveram o serviço normalizado.
Fornecimento de água
Águas do Imperador informou que as diversas falhas no fornecimento de energia impactam diretamente no abastecimento de água e dificultam a recuperação do sistema em Petrópolis. O fornecimento de água está sendo retomado gradativamente nos locais onde a energia elétrica foi totalmente restabelecida. A previsão é que o abastecimento esteja normalizado em até 48 horas após o restabelecimento total da energia elétrica.
Em caso de desabastecimento, os clientes devem entrar em contato pelo número (21) 97211-8064 – WhatsApp, pelo 0800 742 0422 e aplicativo Cliente Águas.
Gabinete de Crise
A Prefeitura montou um Gabinete de Crise, no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, para agilizar as operações de restabelecimento da energia elétrica nos imóveis que tiveram o serviço interrompido no fim de semana. O governo está disponibilizando funcionários, equipamentos, máquinas, caminhões e motosserras da Comdep e da Iluminação Pública à concessionária Enel.
Foto: divulgação Prefeitura
Medidas judiciais e administrativas
Neste ano, a Prefeitura conseguiu uma liminar na Justiça definindo que, no caso de queda de energia elétrica por conta das chuvas, a concessionária Enel deve restabelecer o serviço em até 24 horas em áreas urbanas e em até 48 horas em áreas rurais. Como o prazo não está sendo cumprido (já se passa mais de 36 horas de falta de energia), a Procuradoria Geral do Município informará no processo o descumprimento da liminar por parte da Enel.
Moradores fecham BR-o40
Nesta segunda-feira(21), moradores realizam uma manifestação no km 79, da BR-040, reivindicando o restabelecimento da luz. Eles bloquearam a pista no sentido Juiz de Fora. O congestionamento chegou a 3km. Por volta das 12h, a via foi liberada..
Ocorrências registradas em Petrópolis
A Defesa Civil contabilizou, até às 18h desta segunda-feira (20), 75 ocorrências em função dos temporais. Todos os registros foram sem gravidade e não houve vítimas.
Entre as ocorrências, estão 20 registros de destelhamentos em 12 bairros diferentes, ocorrências de deslizamentos, quedas de árvores e avaliação de risco estrutural. Segundo a Defesa Civil, o maior acumulado de chuva foi registrado no Independência com 25,0 mm.
Operação dos ônibus
O Setranspetro informou que o serviço no transporte público também foi afetado devido às vias que foram interditadas com as chuvas. Equipes da CPTrans, Guarda Civil e Defesa Civil, Comdep e da concessionária de energia Enel estão trabalhando para o restabelecimento dos serviços essenciais, sinalização e desobstrução das vias.
Foto: reprodução Setranspetro
Veja o funcionamento do transporte público nesta segunda-feira (21)
– Linha 205 com atendimento suspenso no Trono de Fátima
– Linha 101 sem atendimento Estrada do Rocio
– Linha 112 com atendimento suspenso Barão de Águas Claras
– Linha 723 com atendimento suspenso na localidade dos Taboões
– Linha 319 com atendimento na Rua Rodolfo Alberto Pires suspenso