Connect with us

Em formato diferenciado, Serra Serata acontecerá em outubro em Petrópolis

Agenda

Em formato diferenciado, Serra Serata acontecerá em outubro em Petrópolis

Festa da cultura italiana foi confirmada pela Cada D’Itália entre 5 e 15 de outubro. Evento recebe apoio de entidades do comércio e turismo para ser realizada

“Um viva à Serra Serata!” Com explosão de alegria, a Casa d’Itália Anita Garibaldi encerrou uma reunião na manhã desta quarta-feira (6) garantindo a realização da 14ª edição da Serra Serata que perdeu o apoio governamental por questões orçamentárias da prefeitura de Petrópolis, mas garantiu o entusiasmo e empenho de entidades do comércio e turismo para ser realizada.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

A Serra Serata 2023 está confirmada em nova data, de 5 a 15 de outubro, e com um formato diferenciado que foi pensado para poder garantir a celebração. O evento, que este ano tem o tema “La Festa di Tutti”, ganhou um complemento e agora será “A festa de todos, por toda a cidade”. A meta é que estabelecimentos de gastronomia de toda a parte de Petrópolis se agreguem à Serra Serata.

As entidades uniram esforços para realizar a festa por entenderem que o evento tem o cunho cultural e que o movimento da economia é uma consequência da celebração que homenageia a colônia italiana de Petrópolis. Assim, a festa acontece de forma diferente, mas ainda estará nas ruas, interagindo com o público e também nos restaurantes, bares, delicatessens e outros pontos de gastronomia que desejarem se integrar à festa.

“A Serra Serata, que já passou por 13 edições, é uma festa da cidade. E recebemos apoio de entidades para podermos realizá-la. A alegria que é uma marca da cultura italiana vai estar nas ruas! É um grande momento poder anunciar a nossa celebração”, afirma Graça Vescovini, presidente da Casa d’Itália Anita Garibaldi.

Suspensão

Originalmente prevista para ocorrer entre os dias 14 e 24 de setembro, a festa foi anunciada como suspensa pela prefeitura na última semana alegando questões financeiras. E para ser realizada, as entidades, que estão revendo toda a programação, precisaram de um pouco mais de tempo para reorganizar a festa.

“Não queremos perder o gás e estamos motivadíssimos para uma bela festa”, afirma Graça Vescovini. A Casa d’Itália Anita Garibaldi, entidade máxima de representação da colônia italiana em Petrópolis, completa 40 anos e também queria garantir que a data fosse comemorada com a principal festa da comunidade.

Turismo

Na reunião desta quarta-feira no Restaurante Grão começaram a ser alinhavados os primeiros detalhes para a Serra Serata. Estiveram juntos empresários, dirigentes da Casa d”Itália Anita Garibaldi e ainda o Petrópolis Convention & Visitors Bureau e a Rua 16 de Março.

“Os eventos impactam diretamente o turismo e a imagem da cidade, independente do sucesso comercial. Garantir a festa é essencial para que Petrópolis esteja em alta, para que celebrar sua cultura e, assim, por consequência, ter aqui o turista que movimenta nossa economia”, aponta o presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui.

Adilson Sampaio, da Petiscaria Imperial, presente à reunião, é entusiasta dos eventos que celebram as raízes de Petrópolis. Ele, que vai participar com sete pratos especiais para o período no cardápio de seu restaurante, crê no potencial do Serra Serata para ser a segunda maior festa da cidade, depois da Bauern “em público, atrações e importância histórica”.

Foto: Divulgação

Alvaney Abi Daud, presidente da Associação da Rua 16 de Março, aposta em uma edição este ano, envolvente e trazendo um pedaço da Itália para o coração da cidade. “Vamos estar empenhados para ajudar a ser uma festa memorável”, aponta. A empresária Célia d’Azevedo também está entusiasmada com a festa permanecendo no calendário. “Temos certeza que cidade irá abraçar a Serra Serata fazendo dela um evento marcante em 2023”, aponta.

O evento se desdobrará ao longo de 10 dias apresentando uma experiência única em restaurantes locais que oferecerão pratos autênticos da culinária italiana. Os menus especiais destacarão o melhor da gastronomia italiana, desde deliciosas massas até os mais requintados vinhos. Os restaurantes participantes serão divulgados em breve assim como as atrações musicais e de dança previstas, além de promoções para animar o público.

Toda a programação será informada pelas redes sociais do Petrópolis Convention (@visitepetrópolis), Casa d’Itália (@casaditaliapetropolis) e Rua 16 de Março (@rua16demarco).

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir