Connect with us

Serra Serata acontece em outubro com muita gastronomia, música e oficinas em Petrópolis

Agenda

Serra Serata acontece em outubro com muita gastronomia, música e oficinas em Petrópolis

Festa da cultura italiana começa na próxima quinta (5) em novo formato; confira a programação completa

A Serra Serata 2023 vai ser aberta na próxima quinta-feira (5) com um formato diferente em sua 14ª edição, mas igualmente saboroso e animado. A celebração da colônia italiana na cidade segue até o dia 15 de outubro em bares, restaurantes, delicatessens e cafeterias com cardápios especiais. Também serão realizadas oficinas gastronômicas e uma programação cultural com shows, baile e apresentação de banda e orquestra.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

O evento, que este ano tem o tema “La Festa di Tutti”, ganhou um complemento e agora será “A festa de todos, por toda a cidade” por sua característica de ser sido ‘pulverizada’ por vários ambientes. A abertura será no dia 5 de outubro, às 19h30, com um jantar de adesão no Restaurante Luigi.

A festa

Realizada pela Casa D’Itália Anita Garibaldi, com apoio de instituições e empresas, o evento festeja a colônia italiana que começou a se estabelecer a partir de 1845 na cidade e teve papel importante para formar a Petrópolis que é hoje.

“A Serra Serata, que já celebrou 13 edições memoráveis, é uma festa que pertence a toda a cidade. Contamos com o apoio valioso de diversas entidades para tornar esta celebração possível. A alegria, característica marcante da cultura italiana vai tornar essa edição especial”, afirma Graça Vescovini, presidente da entidade.

Gastronomia

Já são 22 os estabelecimentos que fazem parte da festa oferecendo pratos e preços especiais. Tem festival de nhoque, torta com gelato, lasanha, tagliatelle, fetucine, pizza e todas as tradicionais massas em receitas diferenciadas e tradicionais desenvolvidas para o Serra Serata. A relação dos participantes está nas redes sociais em @casaditaliapetropolis, assim como toda a programação do evento.

Oficinas

Para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades culinárias, a Serra Serata 2023 oferece uma empolgante programação de oficinas. No dia 14 de outubro, às 13h, o Shopping Arcádia será palco da oficina Pasta Alla Teodósia, conduzida pelos talentosos chefs Maria Cristina e Adriana Marchese.

Além disso, no mesmo dia, às 17h, no Hipershopping, os participantes terão a oportunidade de aprender com o renomado chef d’Tarso e sous chef Cátia Oliveira em uma oficina com a receita do Gnocchi a la Serra Serata.

Foto: Divulgação

Programação cultural

A programação cultural começa no dia 08, às 15h, no Palácio de Cristal, que será o cenário de um animado Baile Geração Prateada, uma celebração dedicada à geração mais experiente, com apoio da prefeitura.

No dia 14 de outubro, às 19h, no Pátio Bar, a festa inclui show imperdível do grupo Concreto Humano cantando Renato Russo e as canções italianas imortalizadas na voz do ídolo.

Já no dia 15, às 16h, o Hipershopping receberá a Orquestra da Ação Social pela Música do Brasil, sob a regência do maestro Raphael Macedo, com o concerto “Viva Itália e seus cantares”.

“A Serra Serata tem um significado cultural profundo e o impulso econômico da festa nas atividades turísticas é uma consequência natural da celebração da colônia italiana de Petrópolis”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui.

Toda a programação está disponível nas redes sociais da Casa d’Itália (@casaditaliapetropolis) e também das entidades que apoiam o evento: Petrópolis Convention (@visitepetrópolis), Rua 16 de Março (@rua16demarco) e Rua Teresa (@ruateresaoficial).

Foto: Divulgação

História

Serra Serata celebra imigrantes italianos que começaram a chegar à cidade em 1845. Os italianos tiveram uma participação significativa na história de Petrópolis, contribuindo para a formação da cidade e influenciando diversos aspectos de sua cultura e sociedade.

A primeira italiana a chegar à cidade foi a imperatriz Teresa Cristina Maria, natural de Nápoles. A imigração italiana em Petrópolis aconteceu entre o final do século XIX e o início do século XX, se concentrando no Cascatinha e no Alto da Serra.

Os imigrantes chegavam em busca de oportunidade de trabalho e formaram a principal mão-de-obra para as indústrias têxteis da época. Em Cascatinha, sede da Companhia Petropolitana de Tecidos, que data de 1873, os italianos respondiam por cerca de 40% da população local.

As tradições que foram legadas pelos italianos incluem a influência da fé católica, que enriqueceu nossa cultura com festas e devoção em bairros italianos. Os jogos de bocha, que até recentemente eram praticados na Praça de Cascatinha, são um exemplo vivo dessa herança.

Além disso, a gastronomia italiana desempenha um papel de destaque, com suas tradicionais massas preparadas com receitas caseiras que são transmitidas de geração em geração.

Dentro desse contexto, a Serra Serata desempenha um papel fundamental ao nos proporcionar uma oportunidade de relembrar a presença marcante dos italianos em nossa história e destacar a importância desse povo na consolidação urbana de nossa estimada Cidade Imperial. A celebração da Serra Serata é um tributo à rica herança italiana que continua a enriquecer nossa comunidade e a nos conectar com nossas raízes históricas.

Foto: Divulgação

Confira a programação completa

Programação cultural

  • 5 de outubro, às 19h30 – Jantar de abertura (adesão) – Ristorante Luigi
  • 8 de outubro, às 15h – Baile Geração Prateada – Palácio de Cristal
  • 14 de outubro, às 19h – Festa de encerramento – show da banda Concreto Humano com repertório de músicas italianas eternizadas por Renato Russo – Pátio Bar
  • 15 de outubro, às 16h – Orquestra da Ação Social pela Música do Brasil, sob a regência do maestro Raphael Macedo, com o concerto “Viva Itália e seus cantares” – Hipershopping

Programação de oficinas

  • 14 de outubro, às 13h – Oficina Pasta Alla Teodósia com as Chefs Maria Cristina e Adriana Marchese – Shopping Arcádia
  • 14 de outubro, às 17h – Oficina Gnocchi a la Serra Serata com o Chef d’Tarso e Sous Chef Cátia Oliveira – Hipershopping
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir