Escritora petropolitana lança seu segundo livro sobre a história da cidade neste fim de semana
O lançamento é aberto ao público
A escritora petropolitana, Carolina Freitas lançará o segundo volume do seu livro “Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje”, no próximo sábado (30), a partir das 17h30, no auditório do Colégio Vicentino Santa Isabel.
O livro reúne mais de 50 reportagens sobre estabelecimentos comerciais que fizeram sucesso no passado, mas que encerraram suas atividades e, como o próprio nome sugere, deixaram saudade e boas recordações entre os petropolitanos.
Fotos: Yara Araújo
O lançamento é aberto ao público e, por causa disso, Carolina explica que a intenção é que o evento seja uma grande celebração e homenagem à história vivida pelo comércio nas últimas décadas.
“Todos serão muito bem-vindos na ocasião. Somados, os dois livros são fruto de mais de dois anos de pesquisa e entrevistas que conduzi entre 2018 e 2020. Na época, entrevistei desde os fundadores de algumas das principais casas comerciais tidas pela cidade no passado aos ex-funcionários e frequentadores dos estabelecimentos abordados,” conta a escritora.
Seu primeiro livro saiu em janeiro de 2020, um pouco antes do começo da pandemia. Na época, a escritora conta que muitos petropolitanos adquiriram a obra para presentear entes queridos durante o período de isolamento e, posteriormente, relataram ter encontrado o livro como uma forma de refúgio em meio a momentos tão delicados.
“Me sinto muito grata em saber que revisitar lembranças relacionadas ao comércio é também uma maneira dos petropolitanos de se reconectarem a hábitos do passado, momentos marcantes da infância e da juventude, além de muitas vezes poderem também relembrar seus primeiros empregos e familiares que já se foram,” diz.
Fotos: Yara Araújo
“O segundo livro vem sendo pensado desde 2020, então é uma grande satisfação saber que, após tantos meses de planejamento, ele enfim estará disponível ao público. Na época em que comecei a reunir o conteúdo para esse segundo volume os eventos com aglomeração ainda eram impensáveis devido à Covid-19, então sem dúvida alguma o lançamento, antes mesmo de ter ocorrido, é motivo de grande emoção,” completa a escritora.
Para quem quiser acompanhar mais conteúdos sobre Petrópolis, Carolina possui a página Petrópolis Sob Lentes.
Pra anotar aí:
Lançamento do livro “Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje”
Data: sábado, 30 de setembro
Local: auditório do Colégio Vicentino Santa Isabel (entrada pela Rua Marechal Deodoro, ao lado da empresa de telefonia Oi)
Horário: a partir das 17h30
Entrada: aberta ao público