Petrópolis conta com programa de reciclagem de óleo de cozinha; veja como ajudar
Programa Trata Óleo está presente em nove pontos de Petrópolis
Despejar óleo de cozinha na rede de esgoto, além prejudicar o meio ambiente, também interfere no funcionamento das redes coletoras e estações de tratamento de esgoto. Pensando nisso, o Grupo Águas do Brasil iniciou em Petrópolis, o Programa Trata Óleo, que visa encaminhar o produto para a reciclagem e evitar o seu descarte incorreto.
Foto: Divulgação
Inclusão
Na cidade, o resíduo é destinado para uma empresa licenciada, que transforma o material em produto de limpeza e moeda solidária para o Projeto INcluir Petrópolis, gerando recursos destinados à aquisição de equipamentos de saúde, realização de ações e eventos de esporte, cultura, turismo e lazer para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, além de contribuir com o ICMS Ecológico da cidade.
“Estamos falando, hoje, de retirar resíduos dos nossos lixos, esgotos e rios, e darmos um destino nobre a eles, contribuindo com o meio ambiente e, ainda mais, transformando esse benefício em maneiras de atuar na inclusão e na acessibilidade da cidade. Este ciclo é o que vemos de mais concreto quando falamos em sustentabilidade”, pontuou Alessandra Caline, idealizadora do Projeto INcluir Petrópolis, junto com seu esposo, Chen Li Sheng, que é PcD.
Todo esse processo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, Liza, Grande Rio Reciclagem Ambiental, Barra Ecoclean e OceanPact.
Foto: Divulgação
Expansão
Em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, a iniciativa irá se expandir para 15 escolas municipais, além de outros 20 pontos estratégicos da cidade, que receberão um Ponto de Entrega Voluntária ainda este ano. O primeiro deles foi instalado no Liceu Municipal Carlos Chagas Filho, para que professores, alunos e seus familiares possam realizar o descarte correto do óleo de cozinha usado.
“Esse trabalho de educação ambiental sendo iniciado nas escolas leva para a casa desses alunos uma consciência maior, a fim de que deixem de lançar um resíduo que, em vez de ser despejado no esgoto da cidade, prejudicando a todos, pode virar matéria-prima e ser reutilizada de forma positiva. Vejo essa parceria como um ganho para todos”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz.
Confira os demais Pontos de Entrega Voluntária do Programa Trata Óleo
- Loja da Águas do Imperador – Rua Irmãos D’Angelo, 52
- Galeria prédio Arcádia – Rua 16 de Março, 17
- Padaria Point do Pão – Rua Henrique João da Cruz, 650
- Colégio Santa Catarina – Rua Montecaseros, 278
- Creche São José do Itamaraty – Rua Quissamã, 2012
- Instituto Ampla Visão – Rua Aureliano Coutinho, 81
- Feira Deguste – Evento Mensal
- Feira Mensal da 16 de Março