Connect with us

Artigo de estudante Petrópolis é apresentado no principal evento da área de segurança da informação

Educação

Artigo de estudante Petrópolis é apresentado no principal evento da área de segurança da informação

Pesquisa do aluno do Cefet/RJ foi apresentada no XXIII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Tão logo se formou no curso de Bacharelado em Engenharia de Computação do Cefet/RJ Petrópolis em agosto deste ano, João Araújo de Souza já tinha compromisso com um dos mais importantes eventos da área de computação, o XXIII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg23).

Fotos: Divulgação

O agora aluno egresso da unidade apresentou seu artigo, uma versão adaptada do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no último dia 18 de setembro na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde acontece o evento.

O artigo

Intitulado “Detecção de ataques de phishing em tempo real utilizando algoritmos de aprendizado de máquina”, o artigo aborda um sistema que identifica ataques de phishing, quando agentes maliciosos criam uma página falsa na web que simula um serviço legítimo – como de bancos e lojas – para roubar informações do usuário.

De acordo com João, “o sistema desenvolvido no artigo é capaz de detectar a legitimidade de um site em tempo real, impedindo que o usuário seja vítima de um golpe”.

Na pesquisa do seu TCC e na adaptação para o artigo selecionado, João contou com a orientação do professor Dalbert Mascarenhas. Essa, entretanto, não foi a primeira vez que ele teve um artigo publicado.

Em 2022, quando foi bolsista de iniciação científica, publicou uma pesquisa sobre detecção de risco de deslizamento de terra utilizando uma rede de sensores subterrânea no congresso XIII Computer on the Beach, ao lado de colegas de curso e dos professores André Monteiro e Felipe Henriques. Atualmente, João trabalha na área de desenvolvimento web.

Sobre o SBSeg

Realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o SBSeg é considerado o principal fórum do país para divulgação de resultados de pesquisas, debates, intercâmbio de ideias e atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas computacionais, integrando a comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais atuantes nessa área. O evento é classificado como Qualis A4 pela CAPES.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir