Connect with us

SOS Serra desafia alunos da rede pública para dar soluções sustentáveis ao lixo de Petrópolis

Agenda

SOS Serra desafia alunos da rede pública para dar soluções sustentáveis ao lixo de Petrópolis

A final do desafio acontece neste sábado (23), no Palácio de Cristal

Pensando em soluções para o lixo da cidade, o SOS Serra propôs um desafio para 165 alunos de todas as escolas públicas do Ensino Médio de Petrópolis.

A proposta aconteceu durante o Petrópolis Innovation, um programa realizado pela ONG JA Rio de Janeiro, que integra a rede global Junior Achievement, uma das maiores organizações de empreendedorismo jovem do mundo, presente em mais de 100 países.

Fotos: Divulgação SOS SERRA e PMP

A final do desafio acontece no próximo sábado (23), a partir das 9h30, no Palácio de Cristal. A SOS SERRA é uma associação sem fins lucrativos com sede em Petrópolis, que atua em projetos emergenciais e também de médio e longo prazo que geram impacto positivo na cidade.

Foto: Divulgação PMP

Como funcionou o desafio?

Nove equipes de alunos do Ensino Médio foram selecionadas durante a etapa classificatória que aconteceu durante três semanas de agosto, de forma on-line.

Os 165 participantes foram divididos em 33 equipes, com cinco alunos cada, e receberam o desafio de pensar em um projeto a partir da seguinte pergunta: “Como podemos transformar o lixo em uma força positiva para minimizar desastres ambientais e promover uma atuação mais consciente da comunidade?”.

O objetivo do projeto é, acima de tudo, fazer com que os jovens se envolvam com os problemas da cidade, despertando o senso de pertencimento e de cidadania, fomentando o pensamento inovador, a criatividade, a empatia, a capacidade de trabalhar em equipe e de se comunicar, por meio do desenvolvimento de estratégias para resolver problemas complexos.

Cada equipe trabalhou durante três dias com a ajuda de facilitadores e mentores voluntários, que ensinaram aos jovens como usar a metodologia multidisciplinar do Design Thinking para construir seus projetos, avaliados por inovação, satisfação, viabilidade, escalabilidade e apresentação. Divididos em nove equipes, 45 alunos chegaram à final e três vão receber os prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares.

Prêmio

Os membros da equipe vencedora vão ganhar uma viagem para participar do fórum de inovação Findinexa, que acontece todos os anos em um resort no litoral do Piauí. Os alunos da equipe que ficar em segundo lugar vão ganhar tablets, e os que ficarem em terceiro lugar vão levar para casa carregadores de celular powerbank.

Os 15 primeiros colocados vão receber ainda uma bolsa de estudos do Instituto Aqualung para fazerem on-line o curso “Gestão de Recursos Hídricos e Obras Contra Enchentes”.

Para mais informações sobre o Petrópolis Innovation, acesse o site.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir