Connect with us

Por que o clima de Itaipava e do Centro de Petrópolis são tão diferentes?

Cidade

Por que o clima de Itaipava e do Centro de Petrópolis são tão diferentes?

Especialista explica que a vegetação é um grande fator nas elevações climáticas

Esse é o famoso “tira casaco e coloca casaco”. Aqueles que visitam ou vivem na região Serrana percebem que as condições climáticas e a atmosfera entre as regiões de Itaipava e o Centro de Petrópolis são notavelmente diferentes.

Essas diferenças são resultado de fatores geográficos e climáticos, que influenciam as condições meteorológicas em cada área. Conversamos com a especialista em geografia, Camila Rocha que tirou algumas dúvidas sobre o tema.

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis- Itaipava e Centro de Petrópolis

Segundo a especialista, temos experiências climáticas diferentes em uma só cidade. Isso se justifica por pontos mais altos e mais baixos, que interferem bastante no tempo de cada lugar.

“Quando analisamos a dinâmica de Petrópolis, os bairros mais altos como Quitandinha, Bingen e Alto da Serra, possuem uma coluna de ar menor com uma baixa pressão atmosférica, resultando com que as moléculas fiquem mais dispersas e a temperatura seja menor,” diz.

Itaipava e Centro de Petrópolis

Apesar do Centro da cidade ser conhecido como uma área mais gelada, Camila explica que é uma área de alta pressão, como Itaipava. Mas ainda sim, existe uma explicação para a diferença climática. “Apesar de ambos serem considerados como bairros de alta pressão, a vegetação de cada local é um grande influenciador do tempo,” comenta.

Foto: Serra Drone

O Centro de Petrópolis é um local muito bem arborizado, gerando um conforto térmico melhor e com mais circulação de ventos.

“Podemos observar que independente das construções, existe muito verde em volta no Centro. Já em Itaipava, apesar de ser uma zona de alta pressão e com altas temperaturas, estamos falando de um outro lado da cidade, onde podemos observar uma região mais afetada no verde,” destaca a especialista.

Camila ainda ressalta sobre como a circulação do ar afeta em várias questões quando falamos do tempo. “Com a falta e a diferença de arborização entre um local e outro, podemos falar no ciclo hidrológico prejudicado. O tempo mais aberto ou mais fechado, a umidade relativa do ar e as chuvas, são afetadas por essas questões,” completa.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir