Connect with us

Casos de abandono de animais continuam crescendo em Petrópolis

Petrópolis do bem

Casos de abandono de animais continuam crescendo em Petrópolis

Entidades de proteção e voluntários estão sobrecarregados com os pedidos de ajuda. Protetores pedem ações eficazes do poder público para combater práticas criminosas

Uma prática criminosa tem sido cada vez mais recorrente em Petrópolis: o abandono de animais. Na última semana, foram oito casos registrados na cidade. Nas ocasiões, dois cachorros, com sinais de maus-tratos foram deixados na estrada que dá acesso ao Vale do Cuiabá.

Outro caso ocorreu durante um temporal – uma cachorra, com dois filhotes, foi abandonada em uma mata no bairro Morin. No mesmo local, também foram resgatados outros dois filhotes com sarna. Além de um filhote abandonado no Centro Histórico. 

Foto: divulgação Dog’s Heaven

Falta de ações

Mesmo com a mudança na legislação e o aumento da pena para quem praticar atos de maus-tratos contra animais, as ocorrências continuam e não há um posicionamento ou suporte do poder público, muito menos a punição de quem pratica tais atos criminosos.

Diante disso, os protetores e voluntários de ONGs fazem alguns questionamentos. Um deles é se as câmeras de fiscalização de trânsito, por videomonitoramento, nas principais vias do Centro Histórico de Petrópolis e adjacências, não poderiam ajudar na identificação de quem comete os crimes.

Foto: divulgação Dog’s Heaven

O número de abandonos  cresce assustadoramente na cidade que possui câmeras por todo lado para punir infratores de trânsito. Essas mesmas câmeras será que não podem ajudar nestes casos e estes criminosos serem punidos?”, questiona Márcia Coelho, protetora da entidade Dog’s Heaven .

Márcia conta que em agosto foram 20 pedidos de resgate, e lamenta só ter atendido sete, já que a ong está sobrecarregada, devido às tragédias das chuvas ocorridas na cidade

“Conseguimos atender os bebês durante o temporal, porque estavam correndo risco de vida. A Hope, que foi abandonada no Centro Histórico, está bem na casa de uma de uma de nossas voluntárias em processos de adoção. Depois dela, na semana passada,  já recebemos muitos pedidos de socorro, mas não temos como atender todos. Como cidadã responsável e amante dos animais te pergunto: que políticas públicas de proteção animal vem sendo feitas na cidade? Não existem”, diz Márcia.

Feiras de Adoções

A Dog’s Heaven promove periodicamente feiras de adoções na cidade. A próxima ocorre no dia nove e 16 de setembro, no Parque de Itaipava, durante a Oktoberfest.

Foto: divulgação Dog’s Heaven 

A Sou Petrópolis, em parceria com a Somos Todos Protetores, também divulga a Feira Virtual de Adoção de Animais. A iniciativa, que faz parte de uma série mensal, busca incentivar a adoção de animais abandonados e que estão à procura de uma família. Veja os cachorros abandonados que estão para adoção e os 10 gatinhos que estão prontos para ganhar um novo lar.

Veja como ajudar a  Dog’s Heaven

A entidade é responsável por cuidar de cerca de 300 cães e gatos que foram abandonados ou vítimas de maus-tratos, e realiza feiras na cidade para encontrar um lar com amor para esses animais. Os interessados em ajudar a instituição podem realizar doações mensais, por boleto ou cartão de crédito, ou apadrinhar um dos cachorros, contribuindo com valores de R$ 150 ou R$ 300, que estão previstos no contrato.

Foto: divulgação Dog’s Heaven

A Dog’s Heaven também recebe doações via PIX: 18667467/0001-55 (CNPJ). Para conferir todas as outras formas de ajudá-la e se informar sobre quando será a próxima feira de adoção, basta acompanhar a página no Instagram.

Para agendar uma visita ao canil e adotar um cachorro, basta entrar em contato pelo Instagram da entidade.

Outra alternativa de suporte ao trabalho realizado pela instituição é por meio da campanha “Adote uma Baia“.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir