Connect with us

Rua Barão do Rio Branco poderá ter passagem para travessia segura de capivaras

Cidade

Rua Barão do Rio Branco poderá ter passagem para travessia segura de capivaras

Objetivo é sinalizar os locais onde estes animais frequentam e construir corredores que permitam seu deslocamento de forma segura e sem risco de atropelamento

Famosas pela tranquilidade e graciosidade, as capivaras já fazem parte da rotina dos petropolitanos, principalmente nas áreas urbanas da cidade. E para protegê-las dos perigos do trânsito, a Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (22) uma indicação legislativa que sugere ao Executivo a construção de passagens de fauna, para a travessia de capivaras, na Rua Barão do Rio Branco.

Foto: Bruno Soares

O objetivo é sinalizar os locais onde estes animais frequentam e construir corredores que permitam seu deslocamento de forma segura e sem risco de atropelamento.

“A medida será de grande importância não só para as capivaras, como para a população, pois evitará acidentes de trânsito. A Rua Barão do Rio Branco é uma via perigosa para travessia desta espécie e, por isso, os casos de acidentes são frequentes por ali”, explica o vereador Domingos Protetor, autor da indicação.

Pesquisa

O texto aprovado aponta que, de acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo (USP), as passagens de fauna são importantes instrumentos para a redução de atropelamentos de animais silvestres nas estradas, sendo as capivaras a espécie mais perigosa, já que adultas chegam a pesar 90kg. “Além disso, elas não andam só. Na maioria das vezes estão em grupos grandes, com filhotes, o que pode agravar ainda mais o acidente”, pontua Domingos.

A pesquisa reforça, ainda, a importância da existência de cercas-guia ao longo da rodovia direcionando os animais para as passagens subterrâneas que, preferencialmente, devem ser úmidas, já que mais de 70% das espécies monitoradas preferiram fazer a travessia por elas. A proposta segue para apreciação da Prefeitura.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir