Connect with us

Equipe petropolitana conquista 1° lugar em competição com robôs de combate

Cidade

Equipe petropolitana conquista 1° lugar em competição com robôs de combate

Evento ocorreu em São Paulo e contou com 540 robôs em diversas categorias

A equipe petropolitana, Imperial Botz, conquistou o 1º lugar na Categoria Featherweight (para robôs de 13.6 kg) e o 3º lugar na Categoria Hobbyweight (para robôs de 5.4 kg), na competição nacional de robótica. O evento ocorreu na cidade de Santana, em São Paulo, entre os dias 26 e 30 de julho. Para a competição eles levaram o robô “Sei Não”,  que atualmente é hexacampeão brasileiro, ocupando o 1° lugar no ranking mundial, com 44 vitórias. 

Foto: arquivo pessoal Marcos Marzano

Competição

A competição ocorreu entre engenheiros e as universidades privadas e federais do país. O evento também contou com a presença de estrangeiros, entre eles, o Ray Billings, criador do famoso robô de 110 kg Tombstone, que participa do reality show Battlebots, da Discovery Channel.

Além do “Robô Sei Não”, 1º lugar na Categoria Featherweight, participou da competição o “Cotchoco”, 3º lugar na Categoria Hobbyweight.

“Nesta categoria de combate, os robôs duelam ‘até a morte’ durante três minutos dentro de uma arena blindada. Não havendo nocaute, a decisão é realizada pelos juízes por pontuação no estilo do boxe ou UFC”, explica Marzano.

Foto: arquivo pessoal Marcos Marzano

Objetivos

O objetivo dessas competições é fomentar o estudo de novos dispositivos, incentivar a criatividade, desenvolver a liderança e o trabalho em equipe. “Nos Estados Unidos, disputas entre robôs já são consideradas um esporte, com diversas modalidades. Agora nossa equipe pretende participar do reality , com um robô chamado ‘Red Fury’, de 110kg que possui um lança chamas”. 

Marcos explica que os mesmos sistemas utilizados nos projetos dos robôs podem ser empregados nas indústrias, sistemas robóticos para inspeção não destrutiva, sistemas de apoios a pessoas portadoras de necessidades especiais, transportes e automação em geral.

Equipe

Formada em 2011, atualmente, a equipe petropolitana é composta pelos integrantes:  Patrick Fávoro, Valdemir Souza, Marcos Marzano, Rodrigo Grandis, Willian Carias, Lucas Smith e Alexandre Tosta. O grupo já conquistou mais de 30 títulos nacionais e cinco prêmios internacionais.

“Ao longo dessa história, já tivemos a participação de diversos alunos de graduação. Contamos com nossos próprios recursos e pessoas que amam o que fazem”, pontua Marcos Marzano. 

Foto: arquivo pessoal Marcos Marzano

Veja também: 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir