Connect with us

Conheça a Duda, petropolitana de 15 anos que é campeã mundial de Jiu-Jitsu

Esporte

Conheça a Duda, petropolitana de 15 anos que é campeã mundial de Jiu-Jitsu

A jovem inspira todos aqueles que enfrentam desafios em busca de seus sonhos

No cenário esportivo, histórias de superação e sucesso muitas vezes surgem de lugares inesperados. É o caso da jovem petropolitana Maria Eduarda Castro, de 15 anos, que recentemente conquistou o Campeonato Mundial de Jiu-jítsu Olímpico, disputado em Deodoro, no Rio de Janeiro, na sexta-feira (11).

Sua jornada rumo à vitória é inspiradora e quem vê, não imagina que ela ainda tem muitos objetivos para alcançar.

Fotos: Arquivo pessoal

O início

Maria Eduarda começou no esporte aos 4 anos de idade, em um projeto de judô. Seu pai, Rodrigo Castro, conta que a filha já conquistou várias medalhas e com a evolução do judô, ela teve que aprender o jiu-jítsu. “Duda precisou melhorar sua técnica e, agora, treina duas vezes por semana no Rio de Janeiro e os outros dias treina em Petrópolis,” explica.

Devido ao seu desempenho nos treinamentos, a jovem foi convidada a participar de sua primeira competição como laboratório e, para a surpresa de todos, foi ganhando as lutas até chegar a final onde venceu e se tornou campeã mundial.

“Me sinto muito feliz e surpreso! A ficha não caiu ainda. Surgiu essa oportunidade para a Duda participar do campeonato mundial e entender como é uma competição de jiu-jítsu, já que ela é do judô. Durante a competição, ela ganhou todas as lutas e levou o título do campeonato. Foi uma alegria muito grande!”, comemora o pai.

Fotos: Arquivo pessoal

Sonhos e desafios

O pai conta que nessa trajetória no mundo do esporte, ele e sua filha passam por muitos desafios e obstáculos. Eles são de uma família humilde e moram no bairro Vale do Carangola, onde as condições são mais difíceis.

“Temos que enfrentar diversas situações ao longo do caminho. Nosso maior problema é não ter patrocinadores e ter que treinar no Rio, arcando com uma despesa alta. Para participar do campeonato mundial, tivemos que pedir um kimono emprestado, pois ela não tem,” relata.

Rodrigo ainda destaca que por serem de uma comunidade mais simples as oportunidades parecem ficar mais distantes. “Muitas pessoas ao nosso redor falam que a Duda não vai conseguir chegar longe e, às vezes, as dificuldades para treinar a deixa triste,” diz.

Fotos: arquivo pessoal

Os primeiros passos de Maria Eduarda foram dados em academias locais e já a deixaram campeã. Agora, a jovem pretende seguir carreira no esporte e chegar a uma olimpíada representando seu país.

“Como pai, quero ver minha filha feliz e realizada. Estarei com ela em toda sua trajetória e fazendo o possível para conseguirmos vencer e alcançar cada objetivo. Sei que são muitos desafios, mas Duda é uma jovem talentosa e guerreira, nós vamos conseguir,” completa Rodrigo.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir