Connect with us

1º Encontro de colecionadores de moedas acontece neste mês no Palácio de Cristal

Agenda

1º Encontro de colecionadores de moedas acontece neste mês no Palácio de Cristal

Com entrada gratuita, o evento acontece nos dias 12 e 13 de agosto e contará com espaço dedicado a Santos Dumont

Moedas, medalhas e objetos de coleção estarão em exposição e à venda no Palácio de Cristal, no 1º Encontro de Numismática e Multicolecionismo de Petrópolis. O evento, organizado pela Rocha Numismática, com apoio da Prefeitura, será realizado nos dias 12 e 13 de agosto, das 9h às 18h. A entrada é gratuita. Além disso, visitantes poderão levar seus itens de coleção para avaliação e, quem sabe, serem comprados pelos colecionadores.

Foto: Divulgação PMP

Numismática

Numismática é o termo utilizado para descrever o estudo das moedas, medalhas e cédula, nome derivado do latim “numisma”, que significa moeda. Uma ciência antiga, mas que segue mais atual do que nunca. Aproximadamente 15 expositores irão expor moedas, cédulas, medalhas, selos e todo tipo de material para armazenar as peças, além de catálogos e outros equipamentos para colecionadores.

“Organizamos este evento depois de inúmeros pedidos de colecionadores de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. Petrópolis é uma cidade de grande relevância histórica no cenário nacional e não poderia ficar de fora. Nosso objetivo é incentivar a interação entre os colecionadores e promover numismática como ferramenta cultural e de reinterpretação da nossa história”, ressaltou o coordenador da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Numismática, Felipe Rocha.

Foto: Reprodução internet

Na coleção de Felipe, que estará em exposição e disponível para venda e troca, destaque para as moedas do Terceiro Sistema do Império do Brasil. Moedas de prata, cunhadas no Brasil, que circularam entre 1848 e 1889, ano da Proclamação da República. “Estou levando a coleção completa e que é o meu xodó”, disse Felipe. Além disso, várias moedas, cédulas, medalhas e selos em homenagem à Dom Pedro II também estão no acervo do evento.

Espaço dedicado a Santos Dumont

O evento vai contar com um espaço dedicado a Santos Dumont, com objetos de multicolecionismo, como moedas, medalhas, cédulas, cartões de telefone, estampas do sabonete Eucalol, além de documentos. Esta parte da exposição conta com itens do colecionador e presidente da Sociedade Brasileira de Numismática, Gilberto Tenor.

Encontros

Este será um dos 17 encontros realizados em 2023, em diferentes cidades do Rio de Janeiro, como a capital, Búzios, Paraty, Teresópolis, Vassouras, entre outras. Nos dois dias de evento, o público vai poder conhecer diferentes moedas, medalhas e selos e adquirir objetos na Feira de Antiguidades.

Especialistas na área vão ministrar palestras sobre numismática para o público em geral e alunos da rede municipal de ensino, que vão receber moedas, cédulas e outros objetos,como incentivo a iniciarem as suas coleções.

Fotos: Divulgação

Os Encontros já fazem parte do calendário da Sociedade Brasileira de Numismática e, nesta edição, tem apoio do Petrópolis Convention & Visitores Bureau e da Prefeitura de Petrópolis.

“Este é mais um grande evento que chega à nossa cidade, onde vamos também ter a oportunidade de apresentar a nossa pluralidade de atrativos para os colecionadores de várias partes do Brasil e visitantes, neste evento tão fascinante e que reconta a nossa história por meio do muticolecionismo”, diz a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

Pra anotar aí:

1º Encontro de Numismática e Multicolecionismo

Local: Palácio de Cristal
Data: 12 e 13 de agosto
Horário: das 9h às 18h
Preço: Entrada gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir