Connect with us

Evento de ciclismo acontece neste sábado em Petrópolis

Agenda

Evento de ciclismo acontece neste sábado em Petrópolis

O trajeto será realizado na zona de amortecimento da Reserva Biológica de Araras e percorrerá o Vale das Videiras

Neste sábado (29), Petrópolis recebe o evento “Vem Pedalar” promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O evento ocorre na zona de amortecimento da Reserva Biológica (Rebio) Estadual de Araras, a partir das 8h.

O objetivo é estimular a visitação da comunidade às unidades de conservação por meio de passeios ciclísticos, além de incentivar a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Foto: Ana Balarin

Como participar

Os participantes deverão estar no local de largada com pelo menos uma hora de antecedência, onde serão dadas as instruções finais. É obrigatório o uso de capacete e vestuário apropriado para a prática de ciclismo durante toda a realização da prova.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo  link.  O e-mail está disponível em caso de dúvidas.

Circuito

O circuito indicado para praticantes de ciclismo tem uma extensão de 22,3 km de extensão, com altimetria de 813 metros e estimativa de tempo de duração de cerca de 3h. Durante o trajeto, os ciclistas passearão pelas localidades Facão, Villa Suzano, Marcos da Costa, Catete e Prata.

“O Vem Pedalar consegue sensibilizar a população quanto a importância da proteção dos nossos patrimônios ambientais por meio do lazer e do entretenimento. É uma outra forma de promover educação ambiental de maneira efetiva e saudável”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.

Foto: Felipe Queiroz

“Toda prática esportiva responsável tem forte influência no desenvolvimento sustentável pela inclusão social, promoção da qualidade de vida e busca para melhora do ambiente que vivemos. A Rebio Araras, através do Vem Pedalar, visa fazer com que as pessoas reflitam a respeito de nosso papel no planeta”, explicou o gestor da unidade de conservação administrada pelo instituto, Cleber Ferreira.

Sobre a reserva

A Reserva Biológica Estadual de Araras foi criada em 1977, e abriga e protege diversas espécies raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e da flora, em seus 3.862 hectares de Mata Atlântica nos municípios de Petrópolis e Miguel Pereira. Lá são protegidas cerca de 110 nascentes e 100 km de extensão de cursos hídricos. A reserva somente recebe visitas de cunho educacional ou para a realização de pesquisas científicas, mediante autorização prévia.

Pra anotar aí:

Vem Pedalar

Data: 29 de julho (sábado)

Horário: 8h (credenciamento) às 12h (encerramento)

Ponto de encontro: Coreto da Praça do Vale das Videiras

Endereço: Praça do Vale das Videiras, s/n – Vale das Videiras, Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir