Connect with us

Pesquisadora apresenta antigas salas de cinema de Petrópolis em Congresso Internacional

Cidade

Pesquisadora apresenta antigas salas de cinema de Petrópolis em Congresso Internacional

A jovem petropolitana Natália Stadler foi selecionada para participar da HoMER Conference 2023, que ocorreu em Barcelona, na Espanha. O evento é focado em pesquisas relacionadas à exibição cinematográfica e experiências de idas ao cinema 

A petropolitana Natália Stadler, de 24 anos, participou do Congresso HoMER Conference 2023, na Espanha, apresentando uma pesquisa sobre o uso do Power BI para análise das exibições cinematográficas realizadas em Petrópolis, com foco na metodologia e apresentação de dados.

Foto: Arquivo pessoal

Pesquisa

A pesquisa, segundo Natália, foi feita a partir de anúncios e exibições realizadas nos anos de 1929 e 1934, na cidade. “Levantei os dados a partir de 700 anúncios, publicados no jornal da época, durante quatro meses. Analisei os cinemas Theatro Petrópolis, Theatro Capitólio, Cine Glória, Cinema Santa Cecília e Cine Theatro Dom Pedro”, conta Natália.

“Em 2022, participei do XXV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, na USP, onde fiz a apresentação focada nos resultados dessa pesquisa, que pode ser encontrada no link”, explica a estudante.

Participação no Congresso

A proposta da participação no Congresso HoMER foi enviada em janeiro, a aprovação veio em fevereiro. A apresentação de Natália ocorreu no dia 5 de julho. “No fim da graduação em Cinema e Audiovisual na ESPM Rio, entre 2016 e 2019, surgiu o interesse nas salas de cinema e escrevi o artigo, que conta com a entrevista realizada com Joaquim Eloy. Em 2022, fiz o processo de seleção do Mestrado em Cinema e Audiovisual da UFF (PPGCINE), e fui aprovada em 1° lugar”.   

Saiba mais: ‘Cinemas de Petrópolis no Século XX pelas Memórias de Joaquim Eloy dos Santos’ 

Foto: Arquivo pessoal

Segundo a aluna, o apoio da sua  professora e orientadora na graduação e no mestrado, Talitha Ferraz , foi fundamental na elaboração do trabalho e na participação no Congresso. “Entrei na faculdade para estudar uma coisa e pude ter outras possibilidades. Talitha foi quem me apresentou o HoMER. Meu primeiro contato foi em 2021 online, como ouvinte. Tive a oportunidade de fazer contato com várias pessoas. Por ela ter uma participação na rede, me incentiva e me ajuda bastante”, diz a aluna. 

Foto: Arquivo pessoal

Para ela, participar de um Congresso Internacional é um aprendizado e também uma grande responsabilidade. “Foi um momento de muita felicidade. Conheço o escopo do congresso, acreditava que meu projeto seria aprovado. E estar no mesmo ambiente de pessoas que são referências, foi muito gratificante”, diz Natália que foi convidada para fazer parte do Comitê Organizador Local para a edição do ano que vem, que será no Rio de Janeiro, primeira realização do evento na América Latina.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir