16 atrações do Festival Sesc de Inverno para aproveitar com as crianças em Petrópolis
Programação conta com atividades em diversos pontos da cidade, como Quitandinha, Itaipava e Centro
Começa neste sábado (15), a 21ª edição do Festival Sesc de Inverno. O evento segue até 30 de julho em Petrópolis com uma extensa programação em diversos pontos da cidade. E é claro que as crianças não ficariam de fora da festa. Por isso, reunimos nesta lista 15 atrações do Festival Sesc de Inverno para aproveitar com as crianças em Petrópolis.
Foto: Divulgação
1. Ponto de Leitura
Quando: todos os dias do evento, das 10h às 18h
Onde: Biblioteca – Centro Cultural Sesc Quitandinha
Disponibilização para consulta e leitura de acervo literário, para todas as idades, com destaque para publicações de arte, cultura e literatura Afro-Brasileira.
Foto: Alexandre Nunis
2. Mães Palhaças
Quando: 15 de julho, das 10h às 11h
Onde: Lago da Churrascaria Lago Sul
Mães Palhaças é uma montagem autoral, inédita, feita por mulheres diversas, a partir de suas memórias de mães e filhas, sob o olhar sensível e bem-humorado da palhaçaria.
Foto: Josélia Frazão
3. VRAAA
Quando: 15 de julho, às 11h
Onde: Praça da Liberdade e Praça Rui Barbosa
Já imaginou encontrar uma criatura gigante, com 10 metros de comprimento e deitada bem no meio da rua? E de dentro dela saírem objetos dos mais esquisitos, que podem servir para gente se vestir? Brincar de ser outra pessoa ou coisa? Até mesmo a rua pode ser vestida e transformada em outros lugares para encontrar mais gente que virou criatura e está dançando em festa.
Foto: Sesc SP
4. Rastapezinho de inverno com Cirandinha Bebe e CIA
Quando: 15 de julho, das 11h às 12h
Onde: Sala das Crianças – Centro Cultural Sesc Quitandinha
O Projeto Cirandinhas Bebê e Cia nasceu em 2008 como proposta de encontros regulares para bebês e seus responsáveis, conduzidos pela música e pelo movimento. O projeto RastaPezinhos Bebê e Cia, encontros dançantes e com muitas dinâmicas corporais em parceria com as bailarinas Rafaela Hermeto e Maria Hermeto.
Foto: Reprodução Flickr
5. Orquestra Circônica
Quando: 15 de julho, das 15h às 16h
Onde: Lago da Churrascaria Lago Sul
O Cortejo Circônico da Orquestra Circônica é um espetáculo de circo musical. Uma fanfarra que une a magia do circo com o encantamento do Carnaval.
Foto: Karla Alvaíde
6. Velho Circo Novo Mundo
Quando: 16 de julho, às 11h
Onde: Praça Rui Barbosa
Três palhaços (Cacareco, Mortandela e Tonico) e uma palhaça (Flotulência) trazem ao picadeiro um espetáculo inspirado em antigos clássicos da poesia, literatura, teatro e cultura popular.
Foto: Divulgação
7. Fanfarrinha
Quando: 16 de julho, das 10h às 11h
Onde: Lago da Churrascaria Lago Sul
O grupo apresenta composições próprias, músicas com temática infantil contemporâneas, temas mais antigos das infâncias dos pais e avós, versões de MPB além de eventuais Marchinhas de carnaval.
Foto: Reprodução Portal da Cidade
8. Cortejo Riso Solto
Quando: 20 de julho, das 13h às 17h
Onde: Rua 16 de Março e Rua Teresa
O Cortejo Riso Solto é inspirado em manifestações populares de desfiles e cortejos, assim como nas divulgações que os circos tradicionais faziam quando chegavam nas cidades.
Foto: Divulgação
9. Teatro Infantil
Quando: 23 de julho, das 16h às 17h
Onde: Sala do Ginásio Roosevelt – Centro Cultural Sesc Quitandinha
“A Saga de Dandara e Bizum a Caminho de Wakanda”, traz diversas referências históricas da cultura negra, entre o ancestral e o futurista. O espetáculo infanto juvenil é uma montagem inédita que narra a história de duas crianças que vivem em uma periferia do Rio de Janeiro, no ano de 2080, em um quilombo chamado Palmares, e decidem partir numa viagem sem volta com a missão de salvar o mundo de todos os males e fazer o sol voltar a brilhar.
Foto: Natália Perdomo
10. Mediação de leitura para bebês
Quando: 23 de julho, das 11h às 12h
Onde: Sala das Crianças – Centro Cultural Sesc Quitandinha
A mediação de leitura para bebês acontece com livros para primeira infância, além de cantos e brincadeiras, criando um ambiente acolhedor cheio de memórias para essa ação. A experiência é um convite para crianças e adultos manusearem os livros, explorarem imagens e texturas.
Foto: Divulgação Sesc SP
11. Contação da história Helena Black no caminho da grande árvore
Quando: 29 de julho, das 11h às 12h
Onde: Sala das Crianças – Centro Cultural Sesc Quitandinha
Era uma vez uma árvore tão grande que seus galhos pareciam tocar o céu; tão profunda que ninguém sabia se suas raízes teriam fim. Tudo ia bem até que, um dia, os fios da Grande Árvore ficaram desorientados: enquanto algumas famílias eram privadas de gestar seus filhos, algumas crianças nasciam onde não eram esperadas. Nesta aventura, Helena Black, junto de Rudá embarca numa jornada para ajudar a Grande Árvore cumprir seu destino: haverá como juntar as crianças e adolescentes e as mães e os pais que se desencontraram, para que… se adotassem?
Foto: Andressa Santos
12. Parque do Circo
Quando: 29 a 30 de julho, às 11h
Onde: Parque de Itaipava
Crianças, jovens e adultos podem participar e interagir com a ajuda de monitores especializados que orientam e estimulam o participante a conquistar novas habilidades corporais através da brincadeira. No Parque do Circo você encontrará diversos circuitos de atividades temáticas: Malabares, Pontaria, Equilíbrio, Jogos Coletivos.
Foto: Divulgação Sesc SP
13. Intervenções artísticas com o Churumelos Circus
Quando: 29 a 30 de julho, das 16h às 23h
Onde: Parque de Itaipava
Churumellos circus com sua trupe de artistas, com palhaços, malabaristas, pernas de pau, cuspidores de fogo, mágicos e recreadores, proporcionará um entretenimento divertido para todos
Foto: Divulgação
14. Sessão de cinema Alice dos Anjos
Quando: 30 de julho, das 11h às 12h30 / e das 16h às 17h30 a sessão inclusiva
Onde: Café Concerto – Centro Cultural Sesc Quitandinha
Livremente inspirado em “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carroll, e em “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire. Alice dos Anjos é uma menina negra que vive no sertão nordestino, e que, após correr atrás de um bode preto apressado que usa terno e gravata no fundo do quintal de sua avó, é transportada a um lugar mágico, cheio de personagens malucos que se tornam seus novos amigos.
Foto: Divulgação
15. Maratona de contadores de história com o grupo Afroserra
Quando: 30 de julho, das 13h às 15h
Onde: Sala das Crianças – Centro Cultural Sesc Quitandinha
A Minimaratona de Contadores de Histórias, reune contadores do território em um encontro de narrativas e apresentações diversas, para troca de experiências e saberes, em uma apresentação artística que celebra a arte de contar histórias em diferentes performances.
Foto: Reprodução Facebook Agroserra
16. Atividades de lazer
Quando: de 29 a 30 de julho
Onde: Parque de Itaipava
O Parque de Itaipava receberá arena gamer, canoagem virtual, kart a pedal, High Jump, chute ao alvo e outras atividades esportivas e recreativas como arco e flecha, jogos gigantes, perna de pau e recreação com brincadeiras tradicionais.