Connect with us

Passaporte: veja o guia de como retirar o documento em Petrópolis

Cidade

Passaporte: veja o guia de como retirar o documento em Petrópolis

O documento válido é essencial para realizar viagens internacionais

O serviço de emissão do passaporte está disponível em Petrópolis desde 2017.  A retirada acontece no Posto da Polícia Federal, na Avenida Ayrton Senna, 699, no Quitandinha, com agendamento.

O documento válido é essencial para realizar viagens a negócios, turismo, estudos ou qualquer outra finalidade internacional.

Para você saber como funciona o processo, a Sou Petrópolis preparou uma lista com o passo a passo para a retirada do passaporte.

Foto: Agência Brasil

Solicitação pelo site

Acesse o site da Polícia Federal clicando aqui e procure pela seção ‘passaporte’. Lá você deverá consultar os documentos necessários. A cada emissão é necessária a apresentação dos mesmos originais listados.

Formulário online

Preencha o formulário online de emissão de passaporte, disponível no site. Ao final do preenchimento, após o envio dos dados pelo site, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU), junto com o protocolo gerado.

Taxa Guia de Recolhimento da União

Pague a taxa da GRU no valor de R$257,25, verificando a data de vencimento. O pagamento pode ser feito em qualquer banco ou agência lotérica.

Atendimento agendado

O atendimento presencial é feito com agendamento pelo site, escolhendo o posto da Polícia Federal, a data e o horário. O agendamento só poderá ser feito após a compensação do pagamento (que pode variar de 1 a 3 dias úteis). Caso precise reagendar, é possível, mas é importante que, por questões de segurança, será possível reagendar apenas duas vezes a cada 30 dias.

Atendimento presencial

É necessário comparecer ao posto da PF (Avenida Ayrton Senna, 699), no dia e horário agendados. Você deverá levar toda a documentação exigida no formulário. No posto, serão coletadas as impressões digitais e foto para o documento. Após este atendimento, o passaporte estará disponível para entrega após seis dias úteis.

Entrega do passaporte

O passaporte será entregue somente ao seu titular e pessoalmente. Sempre no mesmo local da solicitação e nos horários indicados pelo atendente no dia da solicitação.

Requisitos para tirar o passaporte?

  • Ter feito alistamento eleitoral, caso seja maior de 18 anos;
  • Ter votado, justificado ou pago multa, na última eleição, nos dois turnos se for o caso, com idade entre 18 e 70 anos na última eleição;
  • Estar em dia com o Serviço Militar Obrigatório, caso seja homem que completa entre 19 e 45 anos neste ano;
  • Reunir documentos necessários à emissão de passaporte; 
  • Não ser procurado pela justiça, nem judicialmente impedido de obter passaporte ou de sair do país.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir