Julho tem a florada das cerejeiras em Petrópolis; veja onde encontrá-las
Paisagista explica o processo, que depende do clima para as árvores floresceram. Embora ainda tímidas, cerejeiras começam a florescer na cidade
As temperaturas caíram e as cerejeiras começaram a florescer em Petrópolis.
A árvore, típica do Japão, já faz parte do cenário do inverno petropolitano, contribuindo para deixar a paisagem ainda mais bonita por alguns dias, já que ela só fica florida por um curto período, que pode chegar, no máximo, até 10 dias.
Foto: Sou Petrópolis
Ainda tímidas, as primeiras flores já começaram aparecer na Avenida Barão do Rio Branco. ‘’As cerejeiras florescem no ápice do inverno. Nos períodos mais frios, geralmente no início de julho e vão até início de agosto”, detalha Pattricia Assis, paisagista e gestora ambiental.
Ao redor do Palácio Quitandinha algumas dão um toque ainda mais bonito à paisagem do local, nesta época. Apesar de ainda não terem florescido, são expectativas para os apreciadores.
Foto: Jaqueline Ribeiro – 2018
A paisagista explica que o processo das cerejeiras começa pela perda de todas as suas folhas, em seguida ficando secas, parecendo que morreram, mas logo em seguida explode a floração. “Por ter uma duração muito curta, elas se tornam tão estimadas e lindas na cidade”.
Em 2021, as árvores floresceram um pouco mais tarde, já em agosto. No ano passado o espetáculo da natureza voltou a aparecer no mês de julho. Segundo Pattricia, as mudanças climáticas e a mutação de algumas espécies, acabam por muitas vezes adiantar ou retardar o período da florada. “Isso vai depender do local onde foram plantadas e da temperatura. Hoje já podemos ver cerejeiras florescendo em locais mais quentes, pois muitas mudas foram modificadas para sua adaptação. Na verdade, as cerejeiras amam climas muito frios e de altitude. Quanto mais frio, mais bonitas são suas flores”.
Foto: Arquivo Sou Petrópolis
Primeiras mudas plantadas em Petrópolis
A história dessas árvores começou em 1995, em comemoração aos 100 anos de amizade Japão-Brasil.
Na ocasião, Petrópolis foi escolhida para o plantio porque a primeira Representação Diplomática do Japão no País foi instalada na cidade, ainda no ano de 1897, na Rua 7 de abril. Além disso, o clima do município é adequado para a espécie. A maioria delas foi plantada no entorno do Palácio Quitandinha e outras foram levadas para os jardins do Museu Imperial e Palácio Rio Negro.
Onde encontrar as cerejeiras em Petrópolis
Em Petrópolis, além do Quitandinha as árvores estão espalhadas por locais como: Valparaíso, Mosela, Palácio de Cristal e Palácio Rio Negro, Museu Imperial, Retiro, Lago de Nogueira e Parque de Itaipava.