Connect with us

Por meio de doações, projeto social de Petrópolis reforma quadra poliesportiva da COMAC

Petrópolis do bem

Por meio de doações, projeto social de Petrópolis reforma quadra poliesportiva da COMAC

Espaço será reinaugurado neste sábado (17). Reforma foi feita através de doações para o SOS SERRA

Após cinco meses de obra, neste sábado (17), Petrópolis ganha uma nova quadra poliesportiva totalmente renovada, a quadra da Comissão Municipal de Atuação Comunitária (COMAC), onde funciona a Escola Municipal Germano Valente. O espaço foi reformado pela SOS SERRA, através de doações.

Foto: Divulgação SOS SERRA

A quadra fica na rua Dr. Sá Earp, no Centro, e antes mesmo da reforma já era frequentada mensalmente por cerca de mil pessoas. O espaço é utilizado por alunos da escola municipal, por pessoas que participam dos projetos sociais da Comac e de atividades abertas para a comunidade.

Mais atividades

Agora que a reforma da quadra está concluída, a expectativa é de que ainda mais pessoas aproveitem o espaço, que passou a contar com duas novas salas para atividades extracurriculares, como xadrez, artes e dança.

“Já existiam vários projetos de música, xadrez, teatro e vôlei na escola que vão poder ser melhor trabalhados agora depois da reforma. Não temos palavras para agradecer essa doação da SOS SERRA”, diz Alba Valeria Back de Bourlet, diretora da EM Germano Valente.

“Não estou chamando de reforma este momento mágico pelo qual a nossa quadra está passando, por meio de uma iniciativa ímpar da Associação SOS Serra: é a realização de um sonho ver este novo espaço ressignificado! É motivo de muita alegria! Uma ação na qual o terceiro setor (a SOS Serra e a COMAC) atuou em conjunto como poder público (Escola Municipal Germano Valente). É assim que dá certo: união de esforços em favor do bem comum. Somos muito gratos à SOS Serra, sua diretoria e seus doadores que possibilitaram esta grande obra”, disse Fernanda Ferreira, presidente da COMAC.

“A união das pessoas é fundamental para a cidade e a reforma da quadra é uma prova disso: a união dos três setores: terceiro setor, iniciativa privada, governo. A obra foi feita a partir da doação de cerca de 15.000 pessoas que doaram entre R$ 0,01 e R$ 50,00 para a SOS SERRA. Isso prova que, de pouco em pouco, a gente faz muito. O somatório é que muda, a união é que transforma. E dessa forma a gente pode criar um impacto positivo imenso na cidade, reformar escolas, criar centros de desenvolvimento humano, mudar realmente o destino de Petrópolis”, frisa Gisela Simas, presidente da SOS SERRA.

Foto: Divulgação SOS SERRA

Como surgiu a ideia de reformar a quadra

Ao visitar escolas do Alto da Serra e bairros adjacentes, em 2022, logo após as chuvas, a SOS SERRA identificou a necessidade de oferecer aos petropolitanos um novo espaço de acolhimento físico e psicológico. A quadra da Germano Valente atende, além dos alunos, à comunidade local e o objetivo é multiplicar a utilização do espaço, para que mais pessoas ainda possam ser beneficiadas com a reforma.

O interesse é que a quadra renovada tenha melhores condições para a realização de atividades esportivas, culturais, de lazer e pedagógicas e que, dessa forma, contribua de maneira exponencial para a reconstrução do lado emocional dos moradores da cidade.

“Existem muitas formas de se reconstruir uma cidade depois de uma tragédia. E uma das mais importantes é valorizar a cidade e seus moradores. Dar condições para que eles reconstruam suas vidas, se capacitem, se sintam valorizados e estimulados a estudar e a trabalhar”, diz Gisela Simas, presidente da associação SOS SERRA.

A escola como ponto de apoio

O primeiro contato da SOS SERRA com o espaço foi logo depois das chuvas de fevereiro e março de 2022, quando a escola serviu de ponto de apoio para cerca de 230 pessoas desabrigadas, ajudando com a distribuição de água, alimentos, roupa e itens de higiene até que conseguissem moradias seguras.

O termo de cooperação com a Prefeitura

Para realizar a obra, a SOS SERRA firmou,em 5 de janeiro de 2023, um termo de cooperação com a Prefeitura de Petrópolis e com a COMAC, que é a proprietária do imóvel onde funciona a Escola Municipal Germano Valente.

No termo de cooperação ficou acertado que a obra seria totalmente custeada pela Associação SOS SERRA, sem que houvesse qualquer tipo de repasse financeiro para a Prefeitura ou para a COMAC.

“Acreditamos que a parceria público-privada é muito importante para o desenvolvimento de uma sociedade, ainda mais quando o assunto é educação. 80% dos estudantes do Brasil estudam em escolas públicas e o setor privado e o Terceiro Setor podem ajudar muito a elevar o nível no ensino no país. Todos saímos ganhando”, diz Gisela Simas.

A obra

Foram 5 meses de obra, desde 16 de janeiro de 2023. Toda a obra foi custeada pela SOS SERRA, realizada pelo empreiteiro Daniel Gamarano Caetano, sócio-diretor da empresa Projeto Decor, e supervisionada pelo arquiteto Ricardo Carneiro.

Foram construídas duas salas de aula no mezanino (uma para atividades de mesa, como xadrez e artes, e outra para dança), além de um novo banheiro para pessoas com necessidades especiais (PND).

Os dois vestiários e banheiros que já existiam foram totalmente reformados, assim como a sala da banda. As paredes foram revitalizadas epintadas, assim como o pisoda quadra foi restaurado. Foram consertadas infiltrações, solucionados problemas hidráulicos, restauradas grades,instalado novo quadro elétrico, entre outras benfeitorias realizadas no imóvel.

A SOS SERRA ainda comprou novos equipamentos esportivos para a quadra, e mesas, cadeiras e armários para as novas salas. Além disso, foi ampliado o espaço de recreação da escola, com a reforma do pátio externo.

Planos futuros para potencializar o uso do espaço

A intenção da SOS SERRA é que a escola use os novos espaços da quadra para realizar atividades também no contraturno escolar.

“Nossa ideia é criar um projeto piloto unindo o público e o privado, de forma a aumentar o tempo útil das crianças nas escolas municipais, ajudando-as a desenvolver habilidades importantes para os estudantes do século XXI, como espírito de cooperação, criatividade, multidisciplinaridade, resiliência e capacidade de se comunicar. Um espaço de aprendizado em ação, valorizando o saber e o interesse de cada um, sempre valorizando também a rica história da cidade e de seus cidadãos. Petrópolis é uma cidade extraordinária que merece toda a nossa ajuda”, completa Gisela Simas.

A SOS SERRA

A SOS SERRA é uma associação sem fins lucrativos criada em 2021 para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores de Petrópolis. A associação atuou primeiramente na situação emergencial da crise provocada pela pandemia e, desde fevereiro de 2022, se dedica majoritariamente às urgências causadas pelas chuvas.

Depois da primeira fase de ajuda assistencial imediata no pós-chuvas, a associação ainda trabalha com a distribuição de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. A SOS SERRA trabalha também em outras frentes, com projetos de médio e longo prazos, como cursos para preparar a população a lidar com situações de emergência (em parceira com a Humus) ea capacitação de lideranças comunitárias (em parceira com o Instituto Reciclando Mentes), entre outros.

Os projetos sempre buscam as melhores práticas para geração de impacto positivo em Petrópolis, um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil, por sua beleza natural e importância histórica.

Acompanhe o trabalho da ONG pelo Instagram @sos_serra

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir