Connect with us

Após ameaças de ataques, escolas de Petrópolis terão “botão de pânico”

Cidade

Após ameaças de ataques, escolas de Petrópolis terão “botão de pânico”

Prefeitura informou estar adquirindo o equipamento, que será integrado ao videomonitoramento, que já existe nas unidades, e também ao Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP).

A Prefeitura está adquirindo equipamentos para a instalação do “botão do pânico” em todas as unidades escolares da rede municipal. O sistema será integrado ao videomonitoramento ,que já existe nas unidades, e também ao Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP). A previsão é que no segundo semestre o sistema já esteja instalado.

Foto: Freepik

O anúncio foi feito na reunião do Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar de Prevenção e Enfrentamento à Violência, criado pela Prefeitura em abril deste ano. O GT reúne órgãos do governo municipal e outras instituições, também envolvidas com a segurança das escolas.

“De abril até agora várias ações já foram implantadas nas nossas escolas. Nosso objetivo é criar uma cultura de paz nas unidades. Juntos, com muita participação popular, ouvindo todos os atores envolvidos, todas as instituições envolvidas, vamos deixar as nossas escolas cada vez mais seguras”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, lembrando que a Prefeitura está adquirindo oito viaturas para reforçar o atendimento da Ronda Escolar.

Foto Divulgação PMP

Como funcionará?

Para a utilização do sistema, será criado um protocolo nas unidades escolares da rede municipal e os profissionais da Educação passarão por treinamento. “Cerca de 50% das nossas escolas já tinham o sistema de videomonitoramento, agora todas as nossas unidades vão contar com as câmeras e também o botão do pânico. Outras medidas também já foram adotadas, como a identificação dos profissionais da unidade, com crachás, coletes ou jalecos”, comentou a secretária de Educação, Adriana de Paula.

A compra dos equipamentos para o videomonitoramento foi destinada às unidades escolares, por meio do PGDREM. “Isso dá autonomia para que as escolas possam comprar os equipamentos, adquirir esses itens de identificação para os profissionais. Muita coisa foi feita nesses três meses para fortalecer a cultura da paz nas escolas envolvendo poder público, escolas, alunos e alunas, e os familiares”, ressaltou a secretária chefe de gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciane Bomtempo.

Foto Divulgação PMP

A tecnologia que está sendo adquirida pela Prefeitura, vai permitir, em um próximo passo, que as câmeras façam o reconhecimento facial e também das placas de veículos. O sistema vai permitir que qualquer intercorrência na escola, as forças de segurança sejam acionadas imediatamente.

Veja também: 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir