Connect with us

Bauernfest começa neste mês de junho em Petrópolis

Lazer

Bauernfest começa neste mês de junho em Petrópolis

A 34° edição da Festa do Colono Alemão acontece de 23 de junho até 9 de julho

Com o inverno chegando, feriados como o Dia dos Namorados e a temporada das festas juninas, a agenda de junho está recheada de eventos, tanto em Petrópolis, como na Região Serrana como um todo. Porém, de todos estes eventos, um que se destaca é a Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, segunda maior do gênero no país, que acontece neste mês na Cidade Imperial.

Foto: Edgar Pujol

A 34° edição da Bauernfest começa no dia 23 de junho e vai até 9 de julho, atraindo turistas de várias partes do país para curtir o festival. O evento conta com muita música, cerveja, comida e cultura típica da Alemanha.

A festa funcionará de terça a quinta, das 12h às 22h; às sextas e sábados, das 10h às 00h; e aos domingos, das 10h às 22h. Às segundas-feiras, não haverá funcionamento.

Espaços

O coração da Bauernfest é, sem dúvidas, o Palácio de Cristal, onde acontece a maior parte da programação. Porém, além deste espaço, a festa se estenderá para a Rua Alfredo Pachá, que vai receber 12 espaços de gastronomia alemã, além de 13 barracas de artesanato e quatro foodbikes, e para a Casa da Educação Visconde de Mauá, que vai receber o restaurante oficial da festa, que ainda será definido.

A Praça da Liberdade também receberá a festa, com mais quatro espaços gastonômicos e duas foodbikes, além do Centro de Cultura Raul de Leoni, Museu Casa do Colono e os bairros de Cascatinha, Nogueira, Pedro do Rio e Posse. Para estes lugares, a programação será divulgada na próxima semana, segundo a Prefeitura.

Fotos: @mathiasrj e @soupetropolis

Programação Cultural

No Palácio de Cristal, sobem aos palcos Koblenz e Engelbert Seilert diversas atrações. No palco Koblenz, na área externa do Palácio, os visitantes podem assistir às apresentações dos grupos folclóricos de dança, durante todos os dias de festa.

Já o palco Engelbert Seiler recebe as bandas tradicionais germânicas, o tradicional Bailão e ainda os concursos. Entre os mais conhecidos e disputados está o Chope a Metro. Uma competição que atrai petropolitanos e visitantes para descobrir quem é capaz de beber um metro de chope no menor tempo. Destaque ainda para os concursos do chapéu mais enfeitado, lanterna mais bonita e de poesia.

Para este ano, estão confirmadas duas edições do Baile Geração Prateada, voltado para o público 60+, também no Palácio de Cristal, e o tradicional Bailão, com bandas musicais germânicas. No total, serão cerca de 200 atrações, que incluem corais, orquestras, teatro, recreação infantil, entre outras.

Foto: Isabela Lisboa

Restaurantes

Os tradicionais restaurantes e bares que vão ocupar os espaços nos jardins do Palácio de Cristal foram definidos pelo Clube 29 de Junho. São eles: Casa Brüder, Casa do Alemão, Gehren, Kiosque do Alemão, Pavelka e Scharder, além do próprio Clube, que também terá um restaurante no espaço.

Outros estabelecimentos conhecidos por oferecerem o melhor da gastronomia alemã em Petrópolis, e que vão poder ser apreciadas pelos visitantes, são a chocolateria Katz e a confeitaria Willemsen.

comidinhas bauern - sou

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Cervejarias

Além da parte gastronômica, as cervejas artesanais também vão marcar presença. 19 cervejarias que fazem parte da Associação de Microcervejarias de Petrópolis vão participar do evento, em um espaço compartilhado nos jardins do Palácio de Cristal.

São elas: Alter, Brassaria Matriz, Brewpoint, Colonus, Criatura, Da Corte, De Souza, Doutor Duranz, Duas Torres, Duzé, Guapa, Latitude22hopgarden, Madame Machado, Odin, Real, Rocky Garden, Sampler, Serra Velha e Tortuga.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir