Connect with us

Inscrições no programa gratuito de qualificação em tecnologia do Serratec vão até a próxima segunda

Educação

Inscrições no programa gratuito de qualificação em tecnologia do Serratec vão até a próxima segunda

Para participar, basta ter mais de 18 anos, Ensino Médio completo e morar em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo ou Areal

O Programa de Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Serratec, o Parque Tecnológico da Região Serrana do Rio, está com inscrições abertas até o dia 5 de junho. Para se inscrever o interessado deve ter o Ensino Médio completo, idade mínima de 18 anos até dezembro de 2023 – o programa não exige idade máxima –  e ser morador de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo ou Areal.

Foto: Divulgação

Dentro das ações afirmativas praticadas pelo Serratec,  o programa prioriza quem estudou em escola pública, pessoas com deficiência, pessoas negras e mulheres.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site, onde o candidato preenche os dados exigidos e deve ficar atento aos e-mails que recebe. Lá estarão avisos importantes como os prazos para o preenchimento da trilha de qualificação.

Ao ser aprovado o residente participará de aulas online e ao vivo, que vão de agosto a dezembro de 2023, num total de 770 horas de imersão no universo da tecnologia.

Setor da tecnologia

O setor de tecnologia é um dos que mais contratou nos últimos dez anos e este cenário  vai permanecer pelos próximos anos, inclusive no Brasil. Outro motivo da grande concorrência é a oportunidade  das ações afirmativas que o Programa de Residência em TIC do Serratec oferece às pessoas que não têm acesso facilitado para se qualificar e entrar no mercado de trabalho.

A transformação dos negócios, cada vez mais voltados para o digital, é outra condição que faz crescer o mercado de tecnologia, já que a cada dia surgem novas ferramentas e competências.

Parceria

O programa acontece em parceria com a Firjan SENAI, Sinditec, universidades, organizações governamentais e empresas de TI da região. O curso alia conhecimento teórico e prático, para o aprendizado de linguagens de programação e desenvolvimento full stack (web e mobile). O residente participa de experiências reais de projetos das empresas parceiras/investidoras, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.

Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.

Tradição

Em quatro anos de programa,  já foram qualificadas 840 pessoas, destas 105 se formam em  julho de 2023. O programa apresenta dados econômicos positivos para a região, já que gerou  mais de 15 milhões de reais em moeda circulante proveniente do pagamento de salários às pessoas que já se formaram e foram contratadas. O índice de contratação supera os 60% e a taxa de permanência dessas pessoas no mercado de tecnologia é próximo de 100%.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir