Connect with us

Evento em comemoração aos 140 anos da chegada do trem em Petrópolis acontece nesta segunda

Agenda

Evento em comemoração aos 140 anos da chegada do trem em Petrópolis acontece nesta segunda

Comemoração acontece na Casa de Educação Visconde de Mauá, que contará com um pequeno acervo com peças ligadas a memória histórica da ferrovia em Petrópolis

Na próxima segunda-feira (29) a Casa de Educação Visconde de Mauá vai receber o evento 140 anos do Progresso Sobre Trilhos: Visconde de Mauá, o Visionário que Conectou Petrópolis, a partir das 17h. Para participar, basta se inscrever por meio deste link.

Foto: pomineanatureza.blogspot.com.br/

O evento celebra dois marcos na história da ferrovia em Petrópolis: A chegada do trem, em 1883, pela Estrada de Ferro de Petrópolis, e a fundação da Imperial Companhia de Navegação a Vapor, pelo então Barão de Mauá, em 29 de maio de 1852. O início do sonho que resultou no desenvolvimento econômico de Petrópolis.

“Este foi, sem dúvidas, um marco para a nossa cidade. Conectou Petrópolis com o Rio de Janeiro e promoveu um grande progresso que merece ser lembrado, além de servir de de inspiração para esta retomada que Petrópolis vem trilhando”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Petrópolis em parceria com a AFPF, a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária.

Foto Divulgação

Programação

Durante o evento, personalidades que desempenham um papel importante na memória e preservação da ferrovia e do desenvolvimento industrial da cidade, serão homenageados com a medalha Visconde de Mauá.

Na sequência, o empresário carioca Sávio Neves vai ministrar uma palestra com o tema: Estrada de Ferro Corcovado – Cremalheira Igual a da Estrada de Ferro Rio – Petrópolis. Sávio é presidente do Trem do Corcovado, o primeiro trem turístico do Brasil e foi secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, entre abril e dezembro de 2022.

O prefeito Rubens Bomtempo e o presidente da AFPF, Ricardo Lafayete, vão inaugurar um pequeno acervo com peças ligadas a memória histórica da ferrovia em Petrópolis, que ficará exposto na Casa de Educação Visconde de Mauá.

“Tivemos a honra de sermos agraciados com toda a visão de Visconde de Mauá e o seu trabalho incansável no desenvolvimento da Estrada de Ferro Rio Petrópolis e não apenas isso. Temos aqui a casa construída por ele, para passar os verões com a sua família e que hoje abriga a Casa de Educação Visconde de Mauá, perpetuando o seu legado”, destacou a secretária de Turismo Silvia Guedon.

Pra anotar aí:

140 anos do Progresso Sobre Trilhos: Visconde de Mauá, o Visionário que Conectou Petrópolis

Quando: 29 de maio (segunda), 17h

Onde: Casa da Educação Visconde de Mauá – Avenida Barão do Rio Branco, 03

Entrada gratuita com inscrições neste link

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir