Galeria da Igreja do Rosário reúne fotos e documentos sobre sua construção e é aberta ao público
Visitação é gratuita e também é possível acessar o acervo virtualmente. Igreja fica na Praça da Inconfidência e foi construída com a ajuda da comunidade negra de Petrópolis, devota de Nossa Senhora do Rosário
Com o objetivo de fortalecer a memória social petropolitana, a Igreja do Rosário inaugurou uma galeria histórica, que é aberta ao público. O acervo conta com os planos de construção da capela, inaugurada em 1883, além de documentos históricos e fotos. A galeria também pode ser visitada virtualmente.
Foto: Divulgação
A Igreja é uma das mais antigas da cidade e foi construída por ex-escravos, devotos de Nossa Senhora do Rosário.
O projeto da galeria foi concebido para resgatar a intenção original da construção da igreja como local das etnias afrodescendentes para professar sua fé católica.
“Essa intenção dos idealizadores foi inviabilizada com o passar do tempo, em virtude do forte apelo turístico pelas origens europeias da cidade. Sob este aspecto, reconstituir a história da igreja é um dever para a memória social da cidade”, explicou Kátia Rossi, gerente do projeto.
Fotos: Bruno Soares
A iniciativa teve o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Edital de Retomada Cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, fazendo parte das comemorações do Bicentenário da Independência.
História da Igreja
Antes da construção, o terreno ocupado pela Igreja do Rosário pertencia ao senador do império Joaquim Firmino Pereira Jorge e sua mulher, Domitila Francisca de Abreu Brandão.
Foto: Divulgação
O estilo da igreja é neocolonial, mantendo a ideia original da primeira capela. O prédio atual, que passa por constantes manutenções, foi finalizado em 1953.
Além da importância religiosa, o estatuto da igreja também definia a finalidade de promover aulas públicas para a comunidade negra de Petrópolis.
Foto: Divulgação
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário fica na Praça da Inconfidência, no Centro de Petrópolis.
As missas acontecem de segunda a sexta-feira, às 7h e 12h15, aos sábados às 7h e às 17h e, aos domingos, às 7h, 9h, 11h e 18h30.