Connect with us

Gratuito: Festival de dança e mostra audiovisual começam nesta terça no Sesc Quitandinha

Agenda

Gratuito: Festival de dança e mostra audiovisual começam nesta terça no Sesc Quitandinha

Evento vai até essa sexta-feira (19) no Centro Cultural do Sesc e tem como foco “O Corpo Negro”. Apresentações são gratuitas, com retirada de ingressos nos locais 

O festival de dança O Corpo Negro, realizado pelo Sesc RJ, sobe a Serra nesta semana, com mostra audiovisual e os espetáculos “Pedreira!” e “Motiró”. A exibição dos filmes e as apresentações de dança são gratuitas e vão acontecer no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente no local.

Foto: Divulgação

Mostra

Nesta terça-feira (16), às 19h30, a mostra inicia com os filmes SETA e Vaga Carne. Já na quarta-feira (17), às 10h, a sessão será com a obra Damas do Samba. No dia 20 de maio, haverá mais uma exibição de SETA e Vaga Carne, às 17h30. Os filmes serão exibidos no Café Concerto. Confira as sinopses:

  • SETA

Classificação: 14 anos | Direção: Felícia de Castro e Mariana Rotili.

SETA é uma criação de Felícia de Castro e Mariana Rotili originada do encontro com a música Joana Dark de Ava Rocha no fervor do março das mulheres e de Marielle. Cíclica, é uma ação enérgica movida por amor. É também uma ação lúdico-erótica que autoriza o prazer como poder e expressão da natureza divina e afirmação da vida frente à pulsão de morte que nos assola e a este país.

  • Vaga carne

Classificação: 16 anos | Direção: Grace Passô e Ricardo Alves Jr.

Uma estranha voz toma posse do corpo de uma mulher. Juntos, a voz e o corpo procuram por pertencimento e por uma identidade própria enquanto questionam seus papéis dentro da sociedade. O filme é uma transcriação do espetáculo teatral da atriz e dramaturga Grace Passô.

  • Damas do Samba

Classificação: Livre | Direção: Susanna Lira.

Desde que o samba surgiu no Rio de Janeiro, a presença feminina foi fundamental para a sua criação, manutenção e perpetuação até os dias de hoje. Musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, mulatas, intérpretes e até mesmo como operárias, elas formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação desta cultura. Este filme faz um breve passeio pela história de algumas dessas mulheres, reverenciando e reconhecendo a sua força e a contribuição para a construção deste enredo.

Foto: Divulgação

Espétaculos de dança

Os espetáculos de dança começam nesta quinta-feira (18), às 19h30, com “Pedreira!”, performance em que o coreógrafo Kleber Lourenço manipula uma confluência de forças: presenças e ausências que se organizam na ação. É uma dança de evocação. A apresentação vai acontecer no Café Concerto do (CCSQ).

Já na sexta-feira (19), às 19h30, o grupo de dança Favela apresenta o espetáculo “Motiró”, no mesmo espaço. O grupo traz ao palco uma desconstrução de movimentações. Na apresentação, os bailarinos, com suas linguagens corporais reunidas, propõem uma nova movimentação, enaltecendo a importância da coletividade. Em tupi-guarani, “Motiró” significa a união de pessoas para a colheita ou construção de algo.

Foto: Divulgação

O Festival

A programação do festival, que teve início no dia 29 de abril, no Rio de Janeiro, se estende até 28 de maio em sete cidades do estado com apresentação gratuita de espetáculos criados e executados por artistas negros e negras. Na terceira edição, evento ainda conta com shows, mostra audiovisual, oficinas e debates. Saiba mais no site.

Foto: Arquivos Sou

Pra anotar aí:

Festival de dança O Corpo Negro

Quando: de terça (16) a sexta (19)

Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ) – Avenida Joaquim Rolla, 2.

*Entrada franca, com retirada de ingressos nos locais com lotação limitada.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir