Connect with us

Projeto ‘Reage Mãe’ ajuda gestantes e puérperas em vulnerabilidade social em Petrópolis

Petrópolis do bem

Projeto ‘Reage Mãe’ ajuda gestantes e puérperas em vulnerabilidade social em Petrópolis

Iniciativa oferece apoio jurídico, psicológico e informacional, além de doar kits de higiene, roupas de bebês e brinquedos. Saiba como ajudar

Desde 2018, o projeto Reage Mãe atua em Petrópolis dando suporte a gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, são atendidas cerca de 300 mulheres, que recebem doações de roupas de bebês, brinquedos, kits maternos e de higiene, além de contarem com um grupo de acolhimento e assistência.

Foto: Divulgação

“Tudo aquilo que nos é passado por meio das doações, é entregue à elas. Temos um bazar gratuito de roupa femina também, e para crianças maiores, já que algumas têm mais filhos. O que me motivou foi uma vivência que tive com questões absurdas de violência no parto. Hoje sou doula e dou suporte físico, emocional e informativo para as mulheres gestantes, antes, durante e no pós-parto”, conta a criadora da iniciativa, Daniela Freitas.

Foto: Divulgação

Como fazer parte?

Podem ser ajudadas pelo projeto gestantes e puérperas que estão em vulnerabilidade social. O cadastro fica sempre aberto e, de tempos em tempos, Daniela vai adicionando-as conforme abrem novas vagas. “Oferecemos esclarecimentos em informação, encontros com diversos temas, rede de apoio entre elas, atendimento jurídico e psicológico, arte gestacional e muitas outras ações”, elenca.

Foto: Divulgação

Violência

Daniela ressalta que o índice de violência contra a mulher é grande em todas as esferas e, na maternidade, não é diferente. Ela aponta ainda que os dados são ainda maiores entre as mulheres negras, visto que elas representam 80% das cadastradas no projeto.

“Muitas não têm o básico, nem mesmo absorvente. São atropeladas pelo sistema nada acolhedor e enfrentam, com seus filhos, muitos julgamentos. Nos deparamos com muitas questões, como a gravidez na adolescência, pais ausentes, maternidade solo e violências diversas, inclusive a obstétrica”, alerta.

Foto: Divulgação

Como ser um voluntário? 

Os voluntários podem ajudar desde as tarefas mais simples até a limpeza após os encontros. Atualmente o projeto precisa de costureiras voluntárias para ajudar a fazer as roupinhas e também de alguém que possa se deslocar para buscar as doações. Quem quiser ser parceiro do Reage Mãe pode entrar em contato pelo WhatsApp (24) 99284-6199.

Foto: Divulgação

Como ajudar?

A iniciativa sempre precisa de doações de itens ou em dinheiro. Contribuições financeiras podem ser feitas pelo PIX: danielafreitasreagemae@gmail.com.

“As pessoas também podem nos ajudar com doações de kits de higiene pessoal como absorventes, fraldas descartáveis de tamanhos variados, leite, alimentos, roupas de bebês e crianças maiores, roupas femininas, tudo em ótimo estado”, finaliza Daniela.

Foto: Divulgação

Mais informações podem ser encontradas no Instagram @reagemae.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir