Connect with us

Obstetra de Petrópolis explica sobre os cuidados que devem ser tomados para o nascimento do bebê

Saúde

Obstetra de Petrópolis explica sobre os cuidados que devem ser tomados para o nascimento do bebê

A médica Diane Leite trabalha no Hospital Santa Teresa e deu dicas para o planejamento dos pais do bebê na hora do parto

A saúde do recém-nascido depende de muitos cuidados durante a gestação, como alimentação, atividades moderadas e os exames do pré-natal. Outro ponto fundamental para a saúde do bebê e da mãe é a escolha da maternidade que precisa ter toda a infraestrutura capaz de dar suporte em casos de emergência.

Foto: Divulgação

“Todas as mães sonham com este dia e esperam que seja um parto tranquilo e sem intercorrências, mas eventualmente podem ocorrer situações que necessitam de um cuidado maior ou intervenções inesperadas. Nos bastidores de um parto, muitos fluxos e protocolos são seguidos para a garantia de boas práticas de nascimento e segurança da paciente”, explicou a obstetra Diane Leite, ressaltando que um parto seguro começa sempre no pré-natal, já que é o momento de orientar a mãe e pesquisar doenças e fatores de risco, corrigindo deficiências nutricionais e diminuindo os riscos de intercorrências na gestação e no parto.

Prioridades

A obstetra enumera como prioridades a temperatura adequada da sala, a garantia do contato pele a pele e a amamentação imediatamente após o nascimento, o clampeamento oportuno do cordão e prevenção à hemorragia pós-parto.

“Para possíveis intercorrências do ciclo gravídico puerperal é necessária uma equipe especializada e capacitada para possíveis intervenções. Ter uma UTI Neonatal, centro cirúrgico estruturado, obstetras, pediatras e enfermagem treinados e capacitados são pontos fundamentais deste atendimento. O acompanhamento feito ao longo dos nove meses vai contribuir para que o parto flua com tranquilidade”, afirmou.

Certificação

O Hospital Santa Teresa, certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA 1) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), conta com obstetras certificados pelo curso ALSO (programa de treinamento voltado para a assistência ao parto e no atendimento às emergências obstétricas de acordo com protocolos internacionais) e uma equipe multidisciplinar qualificada e atualizada, composta por enfermeiros obstetras, técnicos de enfermagem, médicos obstetras, fonoaudiólogos, nutricionistas, pediatras, psicólogos, fisioterapeutas e assistente social, todos prontos para seguir todos os protocolos de segurança preconizados pelos órgãos nacionais e internacionais de saúde obstétrica.

Foto: Divulgação

O atendimento à gestante, no HST, começa ainda na gestação e segue até o pós-parto, seguindo fluxos e protocolos de prevenção à hipertensão arterial, pré-eclâmpsia, controle do diabetes gestacional e prevenção a hemorragias pós-parto.

“Em todos os partos, sejam normais ou cesarianas, nossa equipe tem como prioridade estimular o contato pele a pele entre a mãe e o bebê e a amamentação desde os primeiros minutos de vida. Este momento, conhecido como Golden Hour (Hora de ouro), é importante para o fortalecimento do vínculo e tem impacto por toda a vida da criança”, afirmou a coordenadora de Enfermagem, Gabriela Fecher, explicando que o colo da mãe dá a segurança necessária ao bebê para se adaptar ao novo mundo que acaba de lhe receber.  Para isso, a temperatura dos ambientes é cuidadosamente controlada para propiciar o contato pele a pele, evitando que mãe e bebê tenham perda de temperatura.

Estrutura do local do parto

Seja no caso de partos prematuros ou em tratamentos intensivos após o nascimento, o Hospital Santa Teresa possui uma unidade de terapia intensiva exclusiva para o atendimento neonatal, especializada no tratamento de prematuros e pacientes de alto risco, priorizando o atendimento humanizado em todas as etapas do cuidado.

Foto: Divulgação

O cuidado também está nas acomodações. A Maternidade conta com amplas salas de parto humanizado, com iluminação de led acolhedora, cromoterapia, aromaterapia e todos os equipamentos necessários para tornar o momento do parto o mais confortável possível.

Cada detalhe foi planejado para que a futura mamãe se sinta acolhida e com liberdade de movimentos.

“Além de todo o conforto do ambiente, cuidadosamente preparado para acolher as mães, permitindo momentos de relaxamento e bem-estar, nossas salas de parto permitem, inclusive a instalação de uma banheira inflável para o relaxamento da mãe por meio do banho de imersão”, explicou a Coordenadora de Enfermagem.

O HST também possui o Centro Cirúrgico, com temperatura regulada para tornar o ambiente seguro para o recém-nascido. A Maternidade do HST conta com 10 quartos de internação, sendo sete apartamentos e três enfermarias.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir