Connect with us

5 coisas que já se sabe sobre a 34° Bauernfest, confirmada para junho em Petrópolis

Agenda

5 coisas que já se sabe sobre a 34° Bauernfest, confirmada para junho em Petrópolis

Festa do Colono Alemão acontece em junho e traz muita música, gastronomia e cultura para a cidade

Falta pouco menos de 2 meses para um dos mais importantes eventos do calendário oficial de Petrópolis, a 34° edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão. A celebração é a segunda maior do gênero no Brasil e atrai turistas de várias partes do país para curtir o festival. Para ajudar visitantes e petropolitanos a se organizarem, separamos 5 coisas que já sabemos sobre a Bauernfest em 2023.

Foto: Divulgação PMP

1. Data

Neste ano, a Bauernfest será realizada entre os dias 23 de junho e 9 de julho. A escolha de realizá-la no inverno, período de alta temporada para o turismo, soma-se ao cenário da cidade e traz o clima da Alemanha para Petrópolis.

Foto: @celiaregina.montenegro

2. Programação nos distritos

A 34° edição da festa com com novidades: a ampliação para os distritos, que também vão se vestir de preto, vermelho e amarelo, para celebrar a colonização e os costumes germânicos presentes na cultura petropolitana.

Além do Palácio de Cristal e da Praça da Liberdade, pontos já tradicionais, os bairros de Cascatinha, Nogueira, Pedro do Rio e Posse, também estarão dentro da programação, que ainda não foi divulgada.

O Centro de Cultura Raul de Leoni e o Museu Casa do Colono, ponto turístico que retrata e preserva a identidade germânica em Petrópolis, também vão receber a Bauernfest.

Foto: Divulgação

3. Mais de 200 atrações

Ao todo, serão mais de 200 atrações espalhadas por toda a cidade, entre apresentações de bandas tradicionais germânicas, grupos folclóricos de dança, corais, orquestras, teatro, recreação infantil, entre outras.

“Pensamos em uma programação que leve lazer e muito da tradição cultural germânica aos petropolitanos, visitantes e turistas, além de prestar homenagem aos colonizadores alemães que contribuíam para a fundação de Petrópolis”, ressaltou a presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu.

Foto: Divulgação

4. Gastronomia

Barracas com comidas tradicionais, como salsichão, croquetes, sanduíche de pernil, entre outras delícias estarão presentes na festa, para acompanhar, as cervejas artesanais de Petrópolis que, obviamente, não poderiam ficar de fora.

Na edição de 2022, realizada fora de época, em agosto, foram comercializados 4.800 quilos de salsichão, 50 mil litros do chope oficial da festa e outros 14 mil de cervejarias artesanais de Petrópolis.

comidinhas bauern - sou

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

5. Aquecimento do turismo

Também em 2022, a ocupação hoteleira chegou a 88,83% no 1º distrito no último fim de semana de festa, de acordo com levantamento feito pelo Disque Turismo. Para 2023, as expectativas do setor são ainda melhores.

“A Bauernfest ajuda a aquecer ainda mais o turismo neste período de alta temporada, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes e toda a cadeia produtiva ligada ao turismo. É um evento que traz alegria e cores para a nossa cidade, ao mesmo tempo que celebramos a nossa colonização”, frisou a secretária de Turismo, Sivia Guedon.

Para mais informações sobre a Bauernfest 2023, demais eventos e atrativos de Petrópolis, basta entrar em contato com o Disque Turismo, por meio do 0800-0241516 ou pelo WhastApp (24) 2237-3321.

Foto: Serra Drone

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir