Connect with us

Com baixa procura, apenas 26 mil doses da vacina bivalente foram aplicadas em Petrópolis

Saúde

Com baixa procura, apenas 26 mil doses da vacina bivalente foram aplicadas em Petrópolis

Vacinação está disponível para todos com mais de 18 anos na cidade. Público-alvo engloba mais de 240 mil pessoas. Saiba onde se vacinar

Na última semana, a Secretaria de Saúde de Petrópolis ampliou o público que pode receber a vacina bivalente contra a Covid-19 para maiores de 18 anos.

Mesmo a vacina tendo a eficácia comprovada contra todas as variantes da doença, Petrópolis tem registrado uma baixa procura pelo imunizante, visto que o público-alvo é de mais de 240 mil pessoas e apenas 26 mil doses foram aplicadas.

Foto: Agência Brasil

Importância da vacina bivalente

O secretário municipal de Saúde, Marcus Curvelo, explica que a vacina bivalente oferece uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes. “Conseguimos frear a pandemia e chegar ao patamar atual, graças a vacina. Neste momento, por exemplo, temos apenas três pessoas internadas em leitos clínicos e ninguém em UTI. A população precisa continuar fazendo a sua parte e não acreditar em fake news”, destaca.

Para receber o imunizante, é necessário a apresentação do Cartão SUS ou CPF e da caderneta de vacina. Não é necessário agendamento, porém, além de atender essas exigências, o cidadão precisa ter o esquema primário completo, ou seja, com pelo menos as duas primeiras doses há 4 meses ou mais.

Foto: Divulgação/Governo da Paraíba

Onde se vacinar?

Para receber a vacina não é necessário agendamento. No caso dos acamados, no entanto, os responsáveis deverão fazer o cadastro na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Confira os postos:

Centro de Saúde Coletiva
Segunda e quarta-feira – das 8h30 às 19h30 e das 17h às 19h30
Terça, quinta e sexta-feira – das 8h30 às 16h30

Centro de Saúde do Itamarati
Quarta e sexta-feira – das 8h30 às 19h30
Segunda, terça e quinta-feira – das 8h30 às 16h30

UBS Quitandinha e UBS Itaipava
Terça e quinta-feira – das 8h30 às 19h30
Segunda, quarta e sexta-feira – das 8h30 às 16h30

PSF Posse e PSF Menino Jesus de Praga
Segunda a sexta-feira – 8h às 16h

UBS Morin
Segunda a sexta-feira- 8h30 às 16h30

UBS Alto Independência
Segunda a sexta-feira – 8h30 às 16h30

UBS Araras
Segunda a sexta-feira – 7h30 às 15h30

Ambulatório Escola 
segunda a sexta – 8h30 às 16h

Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro 
Segunda a sexta – 8h30 às 16h30

Foto Divulgação PMP

Números de vacinação

Apesar de controlada, a Covid-19 ainda afeta a população petropolitana, com casos sendo diagnosticados diariamente, porém, com menor gravidade. Por isso, é fundamental que o esquema de vacinação esteja completo, incluindo a dose bivalente, para quem faz parte do atual público-alvo da Secretaria de Saúde.

Até o momento, mais de 780 mil doses de vacina foram aplicadas em Petrópolis, sendo que 89,58% da população petropolitana recebeu a primeira dose. Já para a segunda e terceira dose, foi imunizada 86,78% e 62,50%, respectivamente. Para a quarta dose, os números estão bem abaixo da meta, já que nem 30% do público-alvo foi vacinado.

Ao todo, entre as 52.249 pessoas  que estão aptas a receberem a vacina entre os 18 e 29 anos, só 7.557 foram imunizadas com a segunda dose de reforço.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir