Connect with us

Mudas de Ipê Amarelo são plantadas na Avenida Koeler

Cidade

Mudas de Ipê Amarelo são plantadas na Avenida Koeler

Ipês proporcionam um espetáculo visual com sua bela floração em Petrópolis

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, garantiu o plantio de 90 mudas de Ipê Amarelo, ao longo da Avenida Koeler, nas margens do Rio Quitandinha. O trabalho é fruto de um Termo de Compromisso Ambiental, assinado entre a Prefeitura e um empreendimento que precisou fazer supressão de árvores no seu terreno.

Fotos: Divulgação

Lei

O Termo de Compromisso Ambiental está previsto na Lei 6.389 de 2006, que dispõe sobre normas gerais de fiscalização ambiental e sobre o controle, o monitoramento, a preservação, a proteção e a recuperação da flora do Município de Petrópolis.

“A lei estabelece ainda que para estas compensações ambientais é obrigatório o plantio de espécies da mata atlântica, por isso a escola do Ipê Amarelo. Além da qualidade ambiental vão trazer ainda mais beleza para o nosso Centro Histórico”, destacou o secretário de Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz.

Sobre o Ipê Amarelo

Ipê-amarelo é o nome popular de algumas espécies de árvores da região Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes à família botânica Bignoniaceae, gênero Tabebuia, que também compreende espécies com flores de cor branca, roxa, rosa ou lilás.

O ipê amarelo é a árvore mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies.

Foto: Arquivo Pessoal Claudia Marinho

As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração e pode ser vista em vários locais de Petrópolis. Originária do Brasil é a espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir