Connect with us

5 ações de curto prazo que serão implementadas para melhorar a segurança das escolas em Petrópolis

Cidade

5 ações de curto prazo que serão implementadas para melhorar a segurança das escolas em Petrópolis

Monitoramento por câmeras, curso de mediação escolar e criação de equipes com psicólogos, assistentes sociais e inspetores são algumas das ações

Após ameaças de ataques no início de abril, a Prefeitura de Petrópolis criou um Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar de Prevenção e Enfrentamento à Violência nas Escolas, que reúne órgãos do Executivo Municipal e de outras instituições, também envolvidas com a segurança das instituições de ensino.

Foto Divulgação PMP

Em uma reunião no dia 19 de abril, na qual participaram: Polícia Militar (26º Batalhão); Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação); o Sindicato das Escolas Particulares; o Conselho Municipal de Educação; a Câmara Municipal (representantes dos gabinetes das vereadoras Júlia Casamasso e Gilda Beatriz); e diversas secretarias do governo municipal, foram decididas algumas ações de curto prazo que serão implementadas pela Prefeitura. São elas:

  • O monitoramento por câmeras de 100% das escolas municipais;
  • A ampliação do programa municipal Petrópolis da Paz;
  • Uma campanha para que pais de alunos contribuam para a segurança das escolas, monitorando o comportamento dos filhos, principalmente nas redes sociais;
  • Um curso de mediação escolar para profissionais de educação;
  • A criação de uma equipe multidisciplinar (formada por um psicólogo, um assistente social e um inspetor), para cada uma das 16 regiões de Petrópolis, com vistas ao atendimento das escolas da rede municipal.

Fluxo de trabalho

As reuniões do GT são semanais, realizadas todas quarta-feiras na Prefeitura. No encontro do dia 19, também foi debatido o fluxo de trabalho entre as diferentes instituições que atuam na prevenção à violência nas escolas.

Escolas (professores e direção), equipe de psicologia escolar da Secretaria de Educação, programa municipal Petrópolis da Paz, Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal e Ronda Escolar da Polícia Militar.

“São diferentes órgãos atuando nas escolas, na solução de conflitos, no atendimento a casos mais delicados, na promoção da cultura da paz. A ideia do GT é alinhar essas atuações, sistematizar as ferramentas que nós temos, para que não haja trabalho repetido. Será um legado desse GT construir essa rede, com um fluxo de atendimento. Estamos criando um protocolo de ações e otimizando a nossa atuação na promoção da paz, com vistas a um ambiente cada vez mais seguro nas escolas”, concluiu a secretária de Educação, Adriana de Paula.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir