Connect with us

Construída por ex-escravos, Igreja do Rosário inaugura a Galeria Virtual Rosário Negro neste sábado

História

Construída por ex-escravos, Igreja do Rosário inaugura a Galeria Virtual Rosário Negro neste sábado

Galeria funcionará em dois terminais no interior da igreja, onde será contada a sua história, desde a idealização até os dias atuais. Inauguração será celebrada com missa às 17h

Inaugurada em 3 de maio de 1883, a primeira capela da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Petrópolis, completa 140 anos de história no próximo mês. Como parte das comemorações, neste sábado (29), às 17h, será realizada a missa de inauguração da Galeria Virtual Rosário Negro.

Foto: Bruno Soares

A história

A Igreja Nossa Senhora do Rosário está situada em uma das extremidades da rua do Imperador, a principal via do centro de Petrópolis. A capela original, em estilo neoclássico, foi construída através da arrecadação de fundos pela comunidade negra petropolitana, que desejava ter um local para venerar seus padroeiros: Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O representante era Benedicto Martiniano, um ex-escravizado que obteve a alforria de seu senhor.

O templo atual teve o início de sua construção em 1953 sob a responsabilidade de Monsenhor Francisco Gentil Costa, com a demolição progressiva da capelinha que se encontrava muito degradada. Reinaugurada em 1978, a igreja apresenta estilo neocolonial e é um imponente edifício que muito orgulha a cidade de Petrópolis.

Foto: Museu Imperial/Ibram/MinC

A Galeria

A Galeria funcionará em dois terminais no interior da igreja, onde será contada a sua história, desde a idealização da capela no século XIX pelos homens pretos que compunham a Devoção de Nossa Senhora do Rosário em Petrópolis, até os dias atuais.

Seu conteúdo também estará disponível neste site, que contém outras informações, como o horário de funcionamento da Paróquia, documentos históricos, fotos e informações sobre educação patrimonial.

Fotos: Bruno Soares

A iniciativa teve patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Edital Retomada Cultural RJ2 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, fazendo parte das comemorações do Bicentenário da Independência.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir