#RoteiroDosBairros: 6 dicas do que fazer em um dia no Valparaíso
Visitar o Trono de Fátima, jogar xadrez em um tabuleiro gigante, aproveitar o polo gastronômico do bairro e muito mais!
Considerado um dos principais polos gastronômicos de Petrópolis, o Valparaíso, que fica a cerca de 5 minutos do Centro Histórico, é um dos bairros mais frequentados oetropolitanos e turistas. Tranquila, a região dispõe de restaurantes, armazéns, padarias e de um dos principais cartões-postais da cidade: o Trono de Fátima. Separamos nesta lista 6 dicas do que fazer em um dia no Valparaíso, confira!
Foto: Reprodução/Blog Judice e Araujo
1. Visitar o Trono de Fátima
Com uma das vistas mais privilegiadas da cidade, o Trono de Fátima é detentor também de fé e espiritualidade incomparáveis. Bem no coração da cidade, esse monumento histórico atrai atenções por sua beleza, mas também pela bela vista do Centro e das montanhas. A obra é do mesmo autor do Cristo Redentor.
Veja também: #CartõesPostais: 6 fatos e curiosidades sobre o Trono de Fátima
Foto: José Renato Lisboa Cordeiro
2. Aproveitar o Valparaíso Gourmet
Já imaginou desfrutar de um polo gastronômico em que, numa mesma rua, estão reunidas as culinárias japonesa, italiana, portuguesa e americana? Em Petrópolis, esse cenário é realidade no Valparaíso Gourmet: um complexo que engloba quase 20 estabelecimentos que variam entre restaurantes, padarias, supermercado, delicatéssen e confeitaria.
Veja também: Mais de 10 pratos que você precisa experimentar nos restaurantes do Valparaíso Gourmet
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
3. Jogar xadrez em um tabuleiro gigante
Aberta à visitação desde 2012, a Casa Stefan Zweig traz detalhes da vida e obra do autor mais lido e traduzido no período entre guerras. A cinco minutos do centro de Petrópolis, o espaço ficou conhecido na internet pelas fotos do tabuleiro de xadrez gigante que ocupa o jardim, referência à obra do escritor “Novela de Xadrez”.
O local, situado na Rua Gonçalves Dias, 34, funciona de sexta-feira a domingo, das 11h às 17h. Saiba mais pelo telefone (24) 2245-4316 ou Instagram @csz.digital.
Veja também: #CartõesPostais: 8 curiosidades sobre a Casa Stefan Zweig, no Valparaíso
Fotos: Instagram @quit_torrez
4. Conhecer a famosa torrada Petrópolis
A Val Marché, localizada na Rua Gonçalves Dias, 537, oferece a famosa torrada Petrópolis artesanal da casa, com a opção de ser servida com cobertura de catupiry e outros acompanhamentos
Mais informações: Instagram @val.marche
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
5. Conferir as exposições do Palácio Itaboraí
A Friocruz em Petrópolis está sediada no Palácio Itaboraí, no Valparaíso, e oferece exposições temporárias e abertas aos visitantes. As exposições abordam variados assuntos como saúde, ecologia, arte, cultura, sociedade, ciência e política. Consulte a programação de exposições e eventos.
Foto: Divulgação
6. Fazer compras na feira livre
Tendo uma produção expressiva na agricultura, Petrópolis possui diversas feiras livres para a venda de legumes, frutas e verduras. Incluindo produtos orgânicos, a cidade tem 13 feiras livres, dentre elas, uma na Rua Visconde de Itaboraí, no Valparaíso. O espaço funciona aos sábados, das 6h às 13h30.
Veja também: 13 feiras livres para comprar frutas, legumes e verduras em Petrópolis