Espetáculo Som e Luz do Museu Imperial tem previsão de retorno ainda em 2023
Show que apresentava os principais acontecimentos do Segundo Reinado foi interrompido em março de 2020 e já recebeu mais de 400 mil espectadores
Implementado em 2002 e interrompido em março de 2020, devido a pandemia, o espetáculo Som e Luz, do Museu Imperial, transportava os visitantes para o século XIX através de imagens projetadas na água e no próprio Palácio. Para quem gostaria de viver ou reviver essa experiência, temos uma ótima notícia, de acordo com a organização do espaço, há previsão de que o Som e Luz retorne ainda em 2023.
Foto: Reprodução/museus.cultura.gov.br
Nestes quase 18 anos em cartaz, o espetáculo recebeu cerca de 417 mil espectadores, nas apresentações de 45 minutos que ocorriam às quintas, sextas e sábados.
O enredo
Através da utilização de efeitos especiais de iluminação e sonorização, o Som e Luz apresentava os principais acontecimentos políticos, sociais, culturais e econômicos ocorridos durante o Segundo Reinado. Partindo de um fictício “baile das princesas”, no qual as princesas Isabel e Leopoldina teriam conhecido seus futuros maridos, o conde d’Eu e o duque de Saxe.
Foto: Silvana N/Reprodução Foursquare
O Som e Luz
Inspirado em espetáculos já realizados, como o das Pirâmides do Egito e em Versalhes, o Som e Luz tem como um dos destaques um filme de 35 minutos, projetado em uma cortina d’água, intercalado com projeções dos personagens nas janelas do próprio Museu.
Os visitantes eram convidados a “subir a Serra” de carruagem e de trem, como fazia a família imperial, e, ao longo do trajeto, conduzidos a pé pelos jardins do Museu. A chegada a Petrópolis se dava com a fachada do Palácio na escuridão. Aos poucos ela começava a se iluminar e destacar a arquitetura.