Após ameaças de ataques, escolas de Petrópolis poderão ter catracas e detectores de metal
Indicação legislativa foi aprovada na Câmara Municipal nesta quarta-feira (12)
A Câmara Municipal aprovou na última quarta-feira (12) indicações legislativas do vereador Octavio Sampaio que regulamentam o uso e apontam a necessidade da aquisição e instalação de detectores de metal e catracas nas entradas e saídas das escolas. A ação tem o intuito de incrementar os mecanismos e as garantias de segurança para pais, alunos e professores.
Foto Divulgação PMP
“Após uma reunião com pais e mães e o recebimento de um abaixo-assinado, percebemos que esta é uma demanda urgente, tendo em vista o aumento do número de ataques a escolas por todo o país e as recentes ameaças feitas no município. A medida vai assegurar que o ingresso em todas as unidades de ensino seja condicionado à passagem pelo detector de metais e, caso constatada alguma irregularidade, seja realizada inspeção visual dos pertences do aluno ou visitante”, pontua Octavio Sampaio.
A indicação prevê a assinatura de termo de autorização para que, caso o equipamento detecte algum metal, a autoridade possa revistar o aluno e seus pertences”. As propostas seguem, agora, para aprovação do prefeito.
Petrópolis terá grupo de combate à violência escolar
Na manhã desta segunda-feira (10), durante reunião do secretariado do governo municipal, o prefeito Rubens Bomtempo anunciou a criação de um grupo multidisciplinar de combate à violência escolar. A equipe envolverá Secretaria de Educação, Secretaria de Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, outros órgãos municipais, o Poder Judiciário, o Ministério Público, o terceiro setor, entre outras entidades.