Connect with us

Cefet recebe roda de conversa sobre “Nazismo, ditaduras e lugares de memória” nesta terça

Agenda

Cefet recebe roda de conversa sobre “Nazismo, ditaduras e lugares de memória” nesta terça

Atividade faz parte da programação da 8ª Semana da Memória, Verdade e Justiça de Petrópolis promovida pelo Grupo Pró-Memorial Casa da Morte

Em ação pela 8ª Semana da Memória, Verdade e Justiça de Petrópolis, o Cefet vai receber, na noite desta terça-feira, uma roda de conversa com o tema “Nazismo, ditaduras e lugares de memória”. O bate-papo será às 19h e é aberto ao público. O Cefet fica na Rua do Imperador, número 971, no Centro.

Foto: Divulgação

A roda de conversa terá como convidados: a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Samantha Quadrat; a historiadora e pesquisadora, Rachel Wider; e o historiador e pesquisador, Glauber Montes.

Na ocasião, será abordada a importância da criação de lugares de memória como política de reparação para evitar a repetição de crimes ocorridos no passado. Em Petrópolis, o Grupo Pró-Memorial Casa da Morte busca o tombamento e a desapropriação do imóvel localizado no Caxambu, que ficou conhecido mundialmente como espaço de torturas e assassinatos durante a ditadura militar.

Além disso, a historiadora Rachel Wider irá apresentar durante o bate-papo detalhes de sua pesquisa que mostra a relação do imóvel com o nazismo décadas antes de se tornar um espaço de tortura usado pelos militares.

A Semana da Memória, Verdade e Justiça de Petrópolis é garantida pela Lei Municipal 7.358, de 2016, e tem como objetivo promover reflexões sobre os 21 anos de ditadura militar e as graves violações contra os direitos humanos ocorridas no período.

Programação

Terça (4 de abril)

19h – Roda de conversa com o tema “Nazismo, ditaduras e lugares de memória”.
Convidados: Samantha Quadrat, Rachel Wider e Aline Rickly
Local: CEFET

Quarta (5 de abril)
19h – Roda de conversa com o tema “Casa da Morte de Petrópolis: a luta pelo tombamento, desapropriação e criação de um memorial”.
Convidados: Jéssica Dutra, Marcus São Thiago e Noêmia Andrade Alves
Local: Uerj Petrópolis

Exposição “A censura não calou para sempre…”
Quando: até 30 de abril
Onde: CDDH Petrópolis – Rua Monsenhor Bacelar, 400 (subida do relógio de Flores)
Horário: 10h às 17h, de segunda a quinta-feira

Exposição iconográfica temporária “Alceu Amoroso Lima e seu repúdio ao totalitarismo”
Quando: de 11 a 29 de abril
Onde: Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade – Rua Mosela, número 289, bairro Mosela – Petrópolis
Horário: 10h às 17h, de terça a sexta-feira

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir