Connect with us

Abril Azul: saiba quais são as medidas de apoio para pessoas com autismo em Petrópolis

Petrópolis do bem

Abril Azul: saiba quais são as medidas de apoio para pessoas com autismo em Petrópolis

Conversamos com Ângela Amaral, que faz parte do GAAPE e tem um caso de autismo na família

Neste mês é celebrado o Abril Azul, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que atinge mais de 2 milhões de brasileiros. Em Petrópolis, existe uma instituição voltada para o apoio dos familiares e das pessoas que sofrem do transtorno, que conta com acompanhamento psicológico, educacional e interdisciplinar.

Foto: Reprodução do Instagram

Para entender como e quais são as ações de apoio do Grupo Amigo dos Autistas de Petrópolis (GAAPE), conversamos com Ângela Amaral que faz parte do projeto e tem um filho com o TEA.

Como surgiu o GAAPE?

“Fundamos o GAAPE há 22 anos para atender as demandas de familiares. Começamos o projeto na casa de um dos pais, daí iniciamos o estatuto e, atualmente, o GAAPE se tornou uma ONG que atende mais de 230 autistas em Petrópolis. Esperamos poder ajudar todos os autistas”.

Como é o tratamento?

“O GAAPE oferece o tratamento uma vez por semana. Então, não conseguimos oferecer mais pela condição financeira que temos. A manutenção é muito cara. Cada autista pode ser atendido uma vez por semana. Eles passam por várias terapias e avaliações, que estudam qual é a situação da criança, que pode ser muito diferente. Nosso trabalho é interdisciplinar, o que ajuda a melhorar a qualidade de vida de cada uma dessas pessoas”.

Quais são as principais dificuldades que os autistas enfrentam?

“O preconceito é o primeiro. O custo de vida, já que os remédios e o tratamento são altíssimos, e a dependência deles. As mães e os pais vivem a vida dos autistas. No GAAPE, temos uma assistente social que orienta esses familiares sobre como agir e a reivindicar seus direitos”.

O que pode ser feito para melhorar a vida de pessoas com autismo em Petrópolis?

“Eu penso que, o primeiro passo, é um tratamento com maior qualidade. Com estímulos intensificados. Houve situações que tivemos que interromper tratamentos por falta de condições financeiras. Além de facilitar o acesso, é claro”.

Como é o dia a dia do seu filho?

“É complicado. Tem horas que está bem, tem horas que está mal. Ele precisa de muita atenção e dedicação da família. Posso dizer que sofro muito nas crises, mas a gente vai vivendo como dá “.

Quais as situações mais difíceis que vocês já passaram juntos?

“Como eu disse, são as crises. É muito angustiante, porque ele não consegue expressar os sentimentos. É muito difícil “.

Já sofreram casos de preconceito?

“Muitos. Agora diminuiu, porque se tem maior conhecimento sobre o autismo. Dia 2 é o dia de conscientização, então isso melhorou muito. Mas temos muitos relatos de outras famílias, muitas mães ainda sofrem com isso “.

Como ajudar o GAAPE?

“Bom, o principal são as verbas e o material necessário para renovar os equipamentos. Quem quiser ajudar é bem vindo na nossa sede. Temos convênios com as secretarias de Petrópolis e a prefeitura paga os aluguéis. Esse é o nosso apoio”.

Programação do mês de conscientização do Autismo começa no domingo com caminhada na Barão

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, vai promover uma extensa programação no Abril Azul – mês de conscientização do Autismo. Caminhada, palestras e reuniões fazem parte das atividades, que começam neste domingo (2) e seguem até o fim do mês.

Foto: Reprodução da Internet

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir