Connect with us

Você sabe para que servem as câmeras de monitoramento de trânsito em Petrópolis?

Cidade

Você sabe para que servem as câmeras de monitoramento de trânsito em Petrópolis?

Atualmente, a tecnologia é usada para aplicar multas e fazer a segurança dos motoristas e pedestres da cidade

Com a função de monitorar o tráfego em Petrópolis, as câmeras de segurança têm auxiliado na identificação de motoristas que cometem infrações, garantindo a segurança e que as leis de trânsito sejam cumpridas na cidade.

Foto: Divulgação/CPTrans

Antes de a tecnologia ser inserida no dia a dia dos petropolitanos, era difícil imaginar que infrações como estacionamento irregular e avanço de sinal fossem todas punidas corretamente. Na época, era necessário que um agente de trânsito presenciasse o fato para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

Mas, afinal, as câmeras vão servir para multar os motoristas?

Caso seja registrada alguma irregularidade, os condutores poderão ser multados.

Atualmente, os agentes do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (Cimop), monitoram as telas das 8h às 20h na cidade.

Todas a tecnologia instalada tem sinalização, o que ajuda os operadores na aplicação da legislação de trânsito. De acordo com a CPTrans, todas as multas aplicadas podem ser questionadas na sede do órgão.

Estacionamento irregular

Desde novembro de 2022, a CPTrans flagrou, através dos painéis de monitoramento, mais de quatro mil veículos estacionados de forma irregular. Entre as infrações, foram vistos carros parados em filas duplas ou triplas, calçadas, em pontos de táxi ou até mesmo na contramão, algo que poderia causar acidentes graves em lugares movimentados.

“O estacionamento irregular é um dos maiores problemas de trânsito da nossa cidade. Recebemos diariamente denúncias de carros estacionados em locais proibidos que impactam diretamente no funcionamento do transporte público, por exemplo. Usando a tecnologia das câmeras do Cimop vamos conseguir monitorar vários pontos da cidade e multar os motoristas infratores”, explicou Fernando Badia, presidente da CPTrans, quando questionado sobre o objetivo da nova tecnologia.

Câmeras podem trazer mais segurança

Pelo lado dos motoristas, a sensação é de que o trânsito pode ficar mais seguro com a utilização das câmeras.

“Eu não sabia que tinham tantas câmeras, mas me sinto mais seguro. Se alguém bater na nossa traseira, se formos atrás, dá pra justificar o que aconteceu, vermos que não temos culpa. Além disso, veremos menos pessoas ultrapassando o sinal ou andando em alta velocidade na área urbana”, disse o entregador Marcos Evangelista, que dirige todos os dias por Petrópolis e arredores.

Foto: Divulgação/CPTrans

Para mais informações sobre o monitoramento ou sobre as políticas adotadas pela CPTrans para reduzir os acidentes e as infrações em Petrópolis, basta acessar o site do órgão.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir