Connect with us

Outono começa nesta segunda-feira; saiba o que esperar da estação em Petrópolis

Cidade

Outono começa nesta segunda-feira; saiba o que esperar da estação em Petrópolis

Meteorologista do Inmet alerta para períodos de friagem e continuação das chuvas de verão durante as primeiras semanas

O outono começa nesta segunda-feira (20), às 18h25, e vai até 21 de junho. Por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, este período é caracterizado pela queda de folhas e frutos, além da diminuição das chuvas. Porém, em Petrópolis, as primeiras semanas continuarão sendo chuvosas, ao menos é o que indica os mapas de climatologia do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet).

Foto Arquivos Sou petrópolis

“O outono é uma estação de transição, então nesse início ele ainda tem muitas características do verão, que é mais quente e chuvoso. Mas, mais para o final, ele vai adquirindo os traços do inverno, a queda das chuvas e das temperaturas”, explica a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.

Chuva

Para estes 3 meses, o acumulado pluviométrico esperado é de, em média, 200mm. Porém, a maior quantidade deve se concentrar em abril, onde são esperadas chuvas de 120mm a 140mm. Já em maio e junho, que vão ser um pouco mais secos, deve fica entre os 60mm e 90mm.

Temperaturas

Abril também vai ser o mês mais quente, com temperaturas que variam entre 22°C e 24°C. Em maio, os termômetros devem girar em torno dos 18°C e, em junho, cair mais um pouco, podendo chegar aos 16°C.

“Em maio e junho as temperaturas vão diminuir significativamente, pois a característica do outono é a diminuição das temperaturas, assim como das chuvas. Com essa queda da temperatura em maio, há possibilidade de vir massas de ar de origem polar, em especial, para a região serrana do Rio de Janeiro. Maio sempre trás essas friagens, principalmente em maiores altitudes”, alerta.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir