7 feiras de artesanato para conhecer e apoiar os artesãos em Petrópolis
No Dia do Artesão celebrado nesta terça (19), confira opções de feiras de Itaipava ao Centro
*Matéria atualizada em 18 de março de 2024
Neste dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão, em homenagem à São José, o santo carpinteiro e pai de Jesus. Em Petrópolis, são vários os artistas que transformam os mais diversos materiais em produtos lindos e de ótima qualidade. Para ajudar turistas e petropolitanos a encontrarem estes profissionais, a Sou separou nessa lista 6 feiras de artesanato para conhecer e apoiar artesãos em Petrópolis.
1. Circuito EcoSol
De terça a domingo, o Circiuto Petrópolis EcoSol leva moda, gastronomia e arte de forma sustentável e acessível para diversos pontos da cidade. Parte do Fórum de Economia Popular Solidária (FESP), a feira acontece semanalmente nas praças Alcindo Sodré, da Inconfidência e Visconde de Mauá, mais conhecida como Praça da Águia.
Confira os horários de funcionamento:
- Praça Alcindo Sodré – toda terça e quarta, de 10h às 17h30
- Praça da Inconfidência – toda sexta de 10h às 17h30
- Praça Visconde de Mauá – todo sábado, domingo e feriados, de 10h às 17h.
Mais informações: Você sabia que Petrópolis tem uma feira semanal de gastronomia, moda e arte?
Foto: Divulgação
2. FeirArt
Tradicional Feira de Decoração e Artesanato do Horto Mercado de Itaipava, a FeirArt acontece semanalmente: aos sábados das 9h às 15h, e aos domingos das 9h às 13h. É ideal para quem está pelas redondezas, já que o Horto fica bem ao lado do Parque de Itaipava.
Foto: Reprodução/TripAdvisor
3. Feira Trama
Atuante desde 2017 em Petrópolis, a Feira Trama é descrita como mais que uma feira, uma parceria entre marcas locais. O evento acontece na Cervejaria Bohemia e é conhecido por realizar suas edições junto a datas comemorativas.
Mais informações: @feiratrama
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis
4. Feira 4.0
Feira de empreendedorismo, a 4.0 nasceu no contexto da pandemia e com o propósito de dar suporte aos petropolitanos que tiveram seus negócios afetados pelo isolamento social. Em suas últimas edições, no Clube Petropolitano, o evento chegou à marca de mais de 70 stands variados com espaço gourmet.
Mais informações: @feira_4.0
Foto: Divulgação
5. Feirinha de Itaipava
Com 390 stands, a Feirinha é um ambiente super completo no terceiro distrito de Petrópolis: Itaipava. Estruturado com estacionamento gratuito, restaurante e lanchonetes, o local é uma excelente pedida para quem procura por moda ou então pela compra de presentes. Assim como a Rua Teresa, a Feirinha oferece ótimos preços.
Mais informações: @feirinha_itaipava
Fotos: Divulgação
6. Feira Errejota
Com a presença de diversos brechós e artesões locais, a Feira Errejota fica bem no Centro Histórico. O espaço funciona de terça a sábado, das 10h às 18h, e está localizado na Rua do Imperador, 493.
Mais informações: @feiraerrejota.
Foto: Arquivo Sou Petrópolis
7. Empório e Feirinha Marambaia
A Casa Marambaia, localizada em Corrêas, agora conta com uma nova experiência: o Empório e Feirinha Marambaia. O espaço dispõe de diversos produtores de moda, decoração, gastronomia, bem-estar e lifestyle. O Empório e Feirinha funciona na entrada da fazenda, quinzenalmente aos sábados, das 10h às 16h. A iniciativa tem como propósito valorizar os produtores da região.
Mais informações: @casamarambaia