Connect with us

Você sabia que Petrópolis tem uma feira semanal de gastronomia, moda e arte?

Cidade

Você sabia que Petrópolis tem uma feira semanal de gastronomia, moda e arte?

O Circuito EcoSol funciona de terça a domingo em três praças da cidade e tem como foco a economia solidária

De terça a domingo, o Circiuto Petrópolis EcoSol leva moda, gastronomia e arte de forma sustentável e acessível para diversos pontos da cidade. Parte do Fórum de Economia Popular Solidária (FESP), a feira acontece semanalmente nas praças Alcindo Sodré, da Inconfidência e Visconde de Mauá, mais conhecida como Praça da Águia.

Foto: Divulgação

“São edições com diversos segmentos da economia popular, como artesanato, artes visuais, gastronomia, culinária e alimentação. Todos os produtos e serviços são confeccionados diretamente ou por meio de redes de comercialização solidária, que atendem os pequenos negócios levando estes produtos. Temos também brechós, moda pet, costura criativa, associações e entidades de assessoria técnica”, explica o coordenador geral do FESP, Marcelo Xavier.

Expositores

Ao todo, fazem parte do grupo 145 produtores, expositores e prestadores de serviços. Segundo Marcelo, de forma indireta, cerca de 600 pessoas são atingidas pelo projeto.

Foto: Divulgação

“Na Inconfidência são 16 expositores, na Alcindo Sodré, em cada dia são 23, e na Visconde de Mauá são 40 por feira. Em alguns casos, fazem plantões e se dividem nos dias”, conta.

Economia local

O Fórum é respaldado pela Lei n° 7507/17, que oferece um conselho municipal próprio para o trabalho temático. Marcelo frisa que o foco da iniciativa é girar a economia local e, portanto, tudo o que é oferecido, vem de Petrópolis.

“Não terceirizamos a mão de obra. Tudo é feito de forma com que a produção e a prestação de serviços gere renda e que ela fique dentro do próprio município”, finaliza.

Foto: Divulgação

Confira os horários de funcionamento:

  • Praça Alcindo Sodré – toda terça e quarta, de 10h às 17h30
  • Praça da Inconfidência – toda sexta de 10h às 17h30
  • Praça Visconde de Mauá – todo sábado, domingo e feriados, de 10h às 17h.

*Neste domingo a feira está em recesso, mas volta a funcionar normalmente nesta terça-feira (31), na Praça Alcindo Sodré.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir