Connect with us

Dia Mundial da Amamentação: saiba como ser uma doadora de leite em Petrópolis

Saúde

Dia Mundial da Amamentação: saiba como ser uma doadora de leite em Petrópolis

Bancos de leite estão localizadas no Hospital Unimed Petrópolis e no Hospital Alcides Carneiro

*Matéria atualizada no dia 31 de julho de 2023 às 18h

Nesta terça-feira (01), comemora-se o Dia Mundial da Amamentação. A data ressalta a importância da amamentação para a saúde e bem-estar dos bebês, além de conscientizar a população sobre o ato de doar o alimento materno.

Heloisa Aparecida é mãe, pediatra e doadora de leite. Com os três vínculos ela destaca a importância da doação. “O leite materno é comprovadamente capaz de reduzir a mortalidade infantil, super rico em nutrientes e imunidade. Nesse Dia Mundial da Amamentação, vejo como essencial a conscientização da necessidade da doação aos bancos de leite humano, que sempre estão precisando de novas doadoras,” diz.

Foto: Reprodução

A médica detalha que, além de estar ajudando a salvar vidas, quando o leite é retirado para ser doado há um estímulo para aumentar a produção. “O que possibilita que não falte para o nosso próprio filho”.

Doadora do Banco de Leite Humano, do Hospital Alcides Carneiro, Heloisa detalha que faz o envio dos frascos toda semana. “Me sinto feliz e realizada por saber que estou possibilitando a outros bebês, além do meu filho, o acesso a um alimento rico e completo, podendo fazer a diferença no início da vida dos pequenos que estão internados na UTI Neonatal,” completa.

Fotos: Divulgação/Unimed Petrópolis e Brno Esaki

Por que doar?

“O leite materno é uma alimentação universal, pois proporciona o equilíbrio do ser humano até o final de sua vida, prevenindo doenças, infecções e a desnutrição, além de contribuir na redução dos índices de mortalidade infantil. O nosso compromisso é manter a qualidade do nosso acolhimento às puérperas e prestar toda a assistência necessária para esclarecer todas as dúvidas quanto à amamentação dos seus filhos e estimular a doação daquelas que produzem o leite em excesso”, afirma o coordenador médico do Banco de Leite e da UTI Neonatal e Infantil, Dr. Gustavo Luis Benvenuti.

Há também muitos benefícios do aleitamento materno para a mãe, como: redução do sangramento após o parto, ao produzir ocitocina; intensifica a perda de peso; ajuda a prevenir a osteoporose; protege contra doenças cardiovasculares; diminui a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio.

Fotos: Divulgação/Unimed Petrópolis

A responsável técnica do Banco de Leite Humano, Glaucimar Campos Papa destaca que o leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras e outras substâncias essências para proteger o bebê contra doenças e proporcionar o desenvolvimento sadio da criança.

“O que precisamos destacar é que para ser doadora a mãe precisa estar com excesso na produção do leite. Então é realizada uma avaliação e cadastro para que elas possam doar o leite conforme determina nosso protocolo de doação. A doação é gratuita, voluntária e inclusive realizamos coleta domiciliar conforme agendamento prévio. O leite materno doado é amor em forma de gotas que salvam vidas”, destaca.

Bancos de leite

Unimed

O Banco de Leite do Hospital Unimed destina as doações aos bebês prematuros ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais e não podem ser alimentados pelas próprias mães. Para doar é preciso entrar em contato com a unidade ligando para o número (24) 2291-9846. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 11h ou das 12h às 17h.

Para ser doadora é preciso estar saudável, amamentando e produzir mais leite do que o necessário para o seu bebê. Toda a orientação para a doação será dada pelos responsáveis da unidade.

Foto: Divulgação

Hospital Alcides Carneiro

O Banco de Leite Humano do Hospital Alcides Carneiro (HAC) é destinado a captar, armazenar, processar e distribuir o leite materno doado aos bebês da UTI Neonatal do HAC, ala intermediária e albergue, além de proporcionar uma rede de apoio, que se estende desde a conscientização da importância do aleitamento materno até a realização de intervenções assistenciais junto às mães e aos bebês.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. As lactantes que desejam doar devem entrar em contato com a equipe do Banco de Leite Humano pelo telefone (24) 2236-6600 (Ramal 264) ou pelo e-mail bancodeleite@alcidescarneiro.com, por onde receberão orientações sobre a ordenha, armazenamento e transporte do leite.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir