6 reservas naturais para conhecer em Petrópolis
Áreas são protegidas por lei e contam com regras específicas para a visitação
Matéria atualizada às 21h41 do dia 27 de fevereiro de 2024
O turismo natural em Petrópolis é mais um dos motivos para que a cidade se mantenha movimentada ao longo do ano. Além dos parques e cachoeiras espalhadas pelo município, também existem reservas naturais que atraem (e mantém!) as pessoas longe do agito da vida urbana. Confira!
1. Parque Nacional da Serra dos Órgãos
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos ( Parnaso), um dos pontos turísticos mais queridos pelos petropolitanos e fãs da natureza, conta com entrada gratuita. Criado em 1939, é o terceiro parque mais antigo do Brasil e uma das mais importantes reservas biológicas de proteção à Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro.
Fotos: @loucosporviagem e @Brenomadeira
Endereço: Estrada do Bonfim, sn – Corrêas, Petrópolis – RJ, 25730-010.
Horário de funcionamento: das 07h às 16h, de domingo a domingo e feriados.
Agendamento do pernoite: aqui
Saiba mais: PARNASO: 6 motivos para visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos neste verão
2. Monumento Natural da Pedra do Elefante
O Monumento Natural da Pedra do Elefante é a maior unidade de conversação da categoria ‘monumento natural do Rio de Janeiro’, de acordo com dados do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação. Próximo do PARNASO, a área conta com trilhas e com uma bela vista da região, além de ser o refúgio de inúmeras espécies da flora Fluminense.
Fotos: Reprodução/Blog Trilhas, Natureza e Fotografia
Endereço: Estrada do Taquaril s/n, Taquaril, Posse.
3. Monumento Natural da Maria Comprida
O Monumento Natural da Serra da Maria Comprida possui mais de sete mil hectares, conta com montanhas e picos com amplos afloramentos rochosos, córregos e cachoeiras com águas límpidas e trilhas de todas as dificuldades. Com 1.926m de altitude, a Maria Comprida não é a montanha mais alta da cidade, mas é tida pelos montanhistas como uma das mais impressionantes do município.
Fotos: Reprodução/Instagram @adilsonjpa
4. Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela
Integram a área de conservação do Refúgio em Petrópolis a Pedra do Cortiço, no São Sebastião; as duas pistas de voo livre no Parque São Vicente e no Siméria; a trilha Caminhos do Ouro, que fica na Serra Velha e liga Petrópolis ao município de Magé; o Mirante do Cristo, na BR-040; além de vias de escalada nas Pedras do Cortiço e do Rolador, e Agulha do Cuíca.
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
Endereço: Estrada União e Indústria, 9.722, Itaipava, Petrópolis.
Telefone: (24) 2225-9210.
Mais informações: @amigosdorevisest
5. Área de Proteção Ambiental de Petrópolis
Criada em 1982, a APA-Petrópolis abrange parte dos municípios de Petrópolis, Magé, Duque de Caxias e Guapimirim, num total de 59.049 hectares. Na prática, funciona como um tampão que impede a degradação dos recursos naturais, uma vez que, 50% de sua área está coberta por Mata Atlântica.
Foto: Nicoli Rodrigues
Endereço: Estrada União Industria, 9722 – Itaipava.
Telefone: (24) 2225-9144.
Mais informações: APA Petrópolis ICMBio
6. Reserva Ambiental de Araras
Criada em 1977 com o objetivo de proteger a fauna e a flora da região, a Reserva Ambiental de Araras é uma das maiores áreas de conservação de Petrópolis. Com mais de três mil hectares, a unidade já constatou a presença de mais de 17 espécies de mamíferos e mais de 100 tipos de aves.
Fotos: reprodução instagram Reserva Biológica Estadual de Araras
Endereço: Estrada do Horto, 2 – Araras
Telefone: (24) 2225-1975
Mais informações: Reserva Biológica Estadual de Araras
Bônus
Reserva Biológica do Tinguá
A Reserva Biológica do Tinguá foi criada em 1989, para proteger o patrimônio natural da região. Fica na Serra do Mar e tem 26 mil hectares, abrangendo seis municípios – a maior parte de sua área está dentro do município de Nova Iguaçu, abrangendo também parte em Petrópolis. A visitação ao local é mediante a agendamento.
Foto: reprodução instagram @Reserva Biológica do Tinguá
Endereço:Estrada do Comércio, 3400 – Tinguá – Nova Iguaçu
Telefone: (21) 97897-6734
Mais informações: Reserva Biológica do Tinguá
Dica de passeio guiado
O Grupo Guia Nativos é formado por experientes guias de atrativos naturais. Eles oferecem serviços de guiamento para trilhas, montanhismo e escaladas. Para mais informações, entre em contato com:
- Guia André Vasconcellos (24) 992047713
- Instagram @guiasnativos_
Dicas importantes:
Como qualquer outro passeio na natureza, é preciso tomar alguns cuidados:
- Evite o local em dias chuvosos ou com previsão de chuva;
- Se não conhecer o caminho, vá acompanhado de alguém que conheça;
- Prefira horários de dia para fazer a trilha. Fazer o percurso de volta no escuro não é indicado, pois você pode errar o caminho;
- Não remova plantas, alimente animais ou deixe restos de frutas pelo caminho;
- Recolha todo o seu lixo e, de forma alguma, faça fogueira na vegetação. Deixe pegadas e leve somente fotos do passeio!