Connect with us

Evento em comemoração aos 80 anos de Luiz Aquila acontece neste sábado na Casa de Petrópolis

Agenda

Evento em comemoração aos 80 anos de Luiz Aquila acontece neste sábado na Casa de Petrópolis

Abertura da exposição “Luiz Aquila na Casa de Petrópolis – 80 anos do artista” contará com apresentação musical a partir das 17h30

Os 80 anos de um dos artistas mais prestigiados do país será comemorado em grande estilo. Com várias exposições programadas para acontecer ao longo desse ano – RJ, SP e BH -, Luiz Aquila escolheu comemorar seu aniversário na Casa de Petrópolis, presenteando a cidade com a exposição “Luiz Aquila na Casa de Petrópolis – 80 anos do artista”.

Foto: Divulgação

Ao som de sua filha, a cantora Nina Miranda, e com visitas ao seu atelier, que estará de portas abertas, o evento de abertura da exposição será no sábado (25), às 16h, com apresentação musical de canções escolhidas pelo próprio Aquila a partir das 17h30. A abertura tem entrada gratuita.

“A exposição na Casa de Petrópolis é a realização de um sonho. Desde os meus 17 anos, sempre quis viver nessa cidade e hoje é aqui que moro e pinto meus quadros, então ela representa essa alegria na minha vida porque também trabalho na casa ancestral da minha família”, destaca Aquila.

Exposição

Na exposição serão exibidas cinco telas verticais, feitas em duas etapas e datadas de 2013, que juntas formam uma “quase” instalação. Na sala dourada do casarão, estará a obra “triângulo vermelho”, de 1992. Sua produção atual poderá ser vista pelos visitantes no atelier no andar de cima.

A Exposição “Luiz Aquila na Casa de Petrópolis – 80 anos do artista” é uma realização da Casa de Petrópolis, em parceria com a Galeria Patrícia Costa, e tem o texto de apresentação de Alice Granato, produção de Lilia Monteiro, montagem de Gregório Pontes, e design gráfico de Claudio Partes. Tem apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural 2.

Foto: Divulgação

Sobre o artista

Luiz Aquila tem estreita relação com a Casa de Petrópolis: ele é bisneto de José Tavares Guerra, o dono original do imóvel. Aquila, que é o diretor de Arte e Cultura do espaço, além de pintor, é desenhista, gravador e professor, também reconhecido pelo seu papel de orientador artístico da Geração 80.

Como um dos maiores artistas brasileiros, o carioca Luiz Aquila realizou seu sonho de viver em Petrópolis no final dos anos 80. Época em que a arte se comprometia com a mensagem de esperança, o artista fazia da pintura sua afirmação de liberdade. Participou da efervescência cultural do Rio de Janeiro na abertura democrática, trabalhando incansavelmente para o resgate e valorização da memória das artes no país. UnB, Parque Lage, MAM-RJ, Paço Imperial, Iphan e Casa de Petrópolis são algumas das instituições que contaram com a criatividade do artista no Brasil.

Foto: Divulgação

Pra anotar aí:

Abertura da mostra “Luiz Aquila na Casa de Petrópolis – 80 anos do artista”

Data: sábado (25), às 16h.

Performance musical: Nina Miranda (voz), André Doninski (piano) e Dominique Rabelo (flauta), às 17h30.

Entrada gratuita

Visitação Exposição

Data: de 25 de fevereiro a 16 de abril, das 10h às 16h.

Entrada: R$ 16 a inteira e R$ 8 a meia

Local: Casa de Petrópolis Instituto de Cultura – Rua da Ipiranga, 716 – Centro Histórico

Estacionamento rotativo no local

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir