Skate For Fun: projeto oferece aulas gratuitas do esporte em Petrópolis
Fundada em 2020, iniciativa acontece às quartas-feiras, na quadra poliesportiva da comunidade Oswaldo Cruz
Fomentar o crescimento e incentivar a prática esportiva, estes são alguns dos objetivos do projeto Skate For Fun, criado em 2020 pela skatista Maria Luiza Nogueira Borges. Ajudando a modificar a rotina de jovens da comunidade Oswaldo Cruz, no Valparaíso, a iniciativa foca ainda no bem-estar e na saúde dos futuros esportistas por meio de aulas gratuitas.
Foto: Reprodução do Instagram
No início, o Skate For Fun era voltado apenas para meninas, mas com o passar do tempo e a visibilidade que conquistou entre os moradores locais, passou a ser disponibilizado para todos que gostariam de aprender a praticar o esporte. A idade mínima para participar é a partir dos quatro anos e, atualmente, o projeto conta com 30 alunos.
Como funciona?
As aulas acontecem todas às quartas-feiras, na quadra poliesportiva da comunidade Oswaldo Cruz, no Valparaíso, a partir das 19h. Para participar, é só comparecer no local. Nos dias de treino, Maria Luiza oferece tudo que é necessário para a aprendizagem da prática do skate, além de proporcionar uma imersão na cultura do esporte, que em 2020 trouxe três medalhas para o Brasil, durante os jogos olímpicos de Tóquio.
O objetivo, de acordo com Maria Luiza, é incentivar e usar do skate como uma ferramenta de inclusão e transformação social, abrindo novos horizontes e dando oportunidades para quem precisa.
“O projeto é para todos, de forma gratuita. Queremos despertar novos sonhos através do skate e ajudar quem precisa”, afirma Maria Luiza.
Foto: Reprodução do Instagram
Dificuldades para a prática do skate em Petrópolis
Maria Luiza conta que a falta de infraestrutura em Petrópolis é o principal impeditivo para a evolução do skate.
“Petrópolis precisa investir mais. Construir novas pistas e realizar manutenções nas já existentes, além de incentivar e promover eventos, campeonatos e projetos que envolvam toda a cultura em torno do skate”, comenta.
Atualmente, a maior parte dos alunos é de crianças buscando o aprendizado no esporte.
Como ajudar
Por conta do pouco investimento, Maria Luiza revela que a Skate For Fun precisa de ajuda para se manter. Por meio do pix escolaskateforfun@gmail.com, o projeto consegue arrecadar fundos para comprar obstáculos, equipamentos de proteção, skates e tênis que são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos.
Para saber mais sobre a iniciativa e participar da mesma, basta entrar em contato pelo Instagram @escolaskateforfun, ou pelo e-mail escolaskateforfun@gmail.com e WhatsApp (24) 988111362.
Foto: Reprodução do Instagram
Lugares para andar de skate em Petrópolis
Apesar da pouca estrutura, Petrópolis conta com duas pistas de skate na cidade. Uma fica no Parque de Itaipava, na Estrada União e Indústria, número 1000. A outra, está localizada na Rua Silva Jardim, no Centro, na conhecida Praça do Skate.